Notícias Do SUV elétrico bZ4X ao coupé desportivo GR86: o 2022 da Toyota promete

NOVIDADES 2022

Do SUV elétrico bZ4X ao coupé desportivo GR86: o 2022 da Toyota promete

A Toyota promete um ano de 2022 repleto de novidades para todos os gostos: dos desportivos aos elétricos, passando por um pequeno crossover.

TOYOTA GR86

Apresentado há cerca de dois meses, o novo Toyota Aygo X chega na primavera ao mercado nacional e é uma das grandes novidades da marca nipónica para 2022.

Agora na terceira geração, o citadino evoluiu para um pequeno crossover e aproximou-se dos “irmãos” Yaris e Yaris Cross, com quem partilha a plataforma GA-B.

Com uma imagem robusta e com um interior a prometer muita tecnologia e equipamento, o novo Toyota Aygo X não terá qualquer motorização híbrida, nem mesma mild-hybrid. Culpem os custos…

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
Toyota Aygo X

A Toyota está determinada em manter um preço acessível no seu mais pequeno modelo e para já anunciou-o apenas com uma motorização a combustão. Trata-se de um motor de 1.0 l (1KR-FE) com três cilindros em linha, naturalmente aspirado, e a gasolina.

Anuncia 72 cv às 6000 rpm e 93 Nm às 4400 rpm, e pode ser acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades ou uma caixa de variação contínua, mais conhecida como CVT.

A NÃO PERDER: Novo Toyota Aygo ganhou um “X”, cresceu em todas as direções e agora é um crossover urbano

Família Corolla vai aumentar

Mas esta não é a única novidade da Toyota para 2022, que também nos vai brindar com a versão SUV do carro mais vendido do mundo. Falamos, como não poderia deixar de ser, do Toyota Corolla Cross.

Toyota Corolla Cross
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Este SUV do segmento C completa a família de derivações do Corolla, posicionando-se ao lado das variantes hatchback, Touring Sports (carrinha) e sedã, que em 2022 também vão ganhar um reforço da oferta tecnológica.

Tem por base a plataforma TNGA-C da Toyota e será o primeiro modelo da marca nipónica a beneficiar do novo sistema híbrido de quinta geração, que tem por base um motor a gasolina de 2.0 litros com quatro cilindros, associado a uma motorização elétrica e a uma bateria de iões de lítio.

LEIAM TAMBÉM: Toyota Corolla Cross. O SUV do carro mais vendido do mundo vem para a Europa

Com uma imagem exterior que nos faz lembrar o Toyota RAV4, o Corolla Cross apresenta-se com duas versões de 197 cv de potência máxima: uma de tração dianteira, com apenas um propulsor elétrico, e outra de tração integral (AWD-i), que tem um motor elétrico extra no eixo traseiro.

Toyota Corolla Cross

A chegada ao mercado português só vai acontecer a partir do último trimestre de 2022, pelo que ainda não são conhecidos os preços nem a constituição da gama para o nosso mercado.

Gama bZ em estreia

Também para 2022 está marcada a chegada a Portugal do bZ4X, o primeiro modelo 100% elétrico da Toyota a derivar de uma plataforma específica para elétricos e a ser produzido em volume.

A NÃO PERDER: Novo Toyota bZ4X. SUV elétrico promete mais de 450 km de autonomia

É, também, o primeiro elemento da nova família 100% elétrica a bateria da Toyota, denominada bZ (beyond Zero ou “para além de zero”), que a marca nipónica já garantiu que terá sete modelos até 2025.

Toyota bZ4X
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Com base na plataforma e-TNGA, desenvolvida a meias com a Subaru, o Toyota bZ4X tem dimensões exteriores próximas das do RAV4 e vai apresentar-se em Portugal apenas com tração dianteira, apesar de chegar a outros mercados também com uma variante de tração integral (AWD).

Na versão de apenas um motor elétrico (tração dianteira), o bZ4X anuncia 150 kW (204 cv) de potência máxima e 265 Nm de binário máximo, números que lhe permitem alcançar os 100 km/h em apenas 8,4s e atingir os 160 km/h de velocidade máxima (limitada).

Toyota BZ4X
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Quanto à autonomia, a Toyota promete mais de 450 km, ainda que este seja, por enquanto, um valor provisório, pendente de homologação.

Falta o GR86…

O ano de 2022 marca também o arranque da comercialização do novo Toyota GR86, que está marcado para a primavera.

LEIAM TAMBÉM: Toyota GR86 vai ser vendido na Europa apenas durante 2 anos. Porquê?

A receita continua a ser a mesma que já conhecíamos do GT86 (motor naturalmente aspirado, caixa manual, tração traseira), mas os «ingredientes» foram todos revistos e melhorados, para um «prato final» ainda mais emocionante.

O Guilherme Costa foi ao outro lado do mundo, a Los Angeles, nos Estados Unidos da América, para um primeiro contacto com o novo Toyota GR86 e mostra-vos, em vídeo, o que esperar deste coupé desportivo:

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?