Notícias GR Yaris em versão especial e GR GT3 vão ser revelados no Tokyo Auto Salon

Tokyo Auto Salon 2022

GR Yaris em versão especial e GR GT3 vão ser revelados no Tokyo Auto Salon

A Toyota Gazoo Racing vai mostrar dois novos desportivos no próximo Tokyo Auto Salon: o GR GT3, um protótipo de um carro de corridas e uma versão especial do GR Yaris.

Toyota GR Yaris

O Tokyo Auto Salon de 2022, evento que se concentra nos acessórios e tuning, abre as portas já no próximo dia 14 de janeiro com presença confirmada da Toyota Gazoo Racing que vai revelar dois novos desportivos.

Antecipados por duas imagens que pouco deixam ver, mas um deles é facilmente identificável. É sem dúvida, um GR Yaris.

Mas, como é possível de ver, trata-se de uma nova versão do especial de homologação japonês, onde é possível deslindar uma nova asa traseira e uma saída de ar no capô. Nada mais foi avançado…

VEJAM TAMBÉM: Toyota GR Yaris mais “hardcore” a caminho? Sim!

Relembramos que no passado mês de setembro foi «apanhado» no Nürburgring um GR Yaris de aparência mais radical, mas esse protótipo de testes difere do carro deste teaser: a asa traseira não é a mesma, assim como não tem uma saída de ar no capô. Afinal o que anda a Toyota Gazoo Racing a preparar?

GR GT3

A segunda novidade assume-se como um protótipo de um carro de competição, devidamente denominado GR GT3, dando desde logo a entender para que categoria foi concebido.

Toyota GR GT3

Conseguimos perceber que se trata de um coupé, mas a silhueta e os poucos detalhes visíveis nada têm a ver com o GR Supra ou o GR86. É algo novo.

A Toyota Gazoo Racing diz em comunicado que este inédito GR GT3 “incorpora o conhecimento e desenvolvimentos tecnológicos que a Toyota Gazoo Racing adquiriu no desporto motorizado”. Pode ser apenas isso, um protótipo para mostrar soluções tecnológicas ou até de design — como a Porsche fez com o Mission R, por exemplo.

Porém, caso o GR GT3 venha acompanhado de alguma declaração da Toyota Gazoo Racing em entrar na categoria GT3, isso significa que poderá haver um novo coupé da marca japonesa em desenvolvimento. É que os GT3 derivam, obrigatoriamente, de modelos de produção.

Teremos de aguardar pela abertura do Tokyo Auto Salon para ter as respostas às nossas perguntas, num evento onde a Toyota Gazoo Racing também irá expor o hypercar GR010 Hybrid que venceu todas as corridas em que participou no WEC o ano passado, entre outros veículos de competição.