Apresentação

Aston Martin Vantage AMR estreia uma… caixa manual de sete velocidades

Numa fase em que as caixas manuais parecem uma espécie em vias de extinção, o Aston Martin Vantage AMR decidiu remar contra a maré.

Lançado em 2018, desde que surgiu que o Aston Martin Vantage tem sabido captar as atenções. Seja pelo estilo, mais agressivo e musculado que nunca, ou pelo motor, um biturbo de 4.0 l de origem Mercedes-AMG, a verdade é que o Vantage parece ter quase todos os ingredientes para fazer um bom desportivo.

E dizemos quase por uma razão muito simples. Por muito boa que seja uma caixa de velocidades automática (e a caixa de oito velocidades da ZF que o Vantage usa até o é), a verdade é que, para os mais puristas, não há melhor que uma caixa de velocidades manual, considerado um requisito base para um modelo ser considerado um desportivo de pleno direito.

Ciente disso mesmo, a Aston Martin lançou mãos à obra e criou o Vantage AMR que trouxe como principal novidade… uma caixa manual de sete velocidades. Mais interessante ainda é o facto de a caixa contar com a famosa disposição “dog leg” herdada da competição, ou seja, a primeira velocidade engrena-se para trás.

VÊ TAMBÉM: Estes cinco Toyota MR2 de primeira geração foram trocados por… um MX-5
Aston Martin Vantage AMR
Com uma produção limitada a 200 unidades, 59 das unidades do Aston Martin Vantage AMR vão surgir com uma decoração de homenagem à vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1959.

O Aston Martin Vantage AMR

Limitado a apenas 200 unidades (59 das quais na especificação “Vantage 59” que comemora a vitória da marca com o DBR1 nas 24 Horas de Le Mans de 1959), o Vantage AMR não se limita a oferecer uma caixa de velocidades manual.

Para além da nova caixa, que conta com o sistema AMSHIFT que funciona como um “assistente de ponta tacão”, o Vantage AMR passou por uma cura de emagrecimento, resultando em menos 95 kg (1535 kg no total) que a versão já conhecida, com caixa automática.

VÊ TAMBÉM: Nem imaginas qual é o combustível do Aston Martin do Príncipe Carlos
Aston Martin Vantage AMR

Quanto ao motor, esse é o mesmo que encontramos debaixo do capot da versão automática. No entanto, quando casado com a caixa manual de sete velocidades este vê o binário descer dos 685 Nm para os 625 Nm. Já a potência mantém-se nos 510 cv, números que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,0s e atingir os 314 km/h.

VÊ TAMBÉM: Conduzimos o Aston Martin DB mais potente de sempre

Com um preço, na Alemanha de 184 995 euros, as primeiras unidades do Vantage AMR deverão começar a ser entregues no quarto trimestre de 2019. Depois de terem sido vendidas todas as unidades do Vantage AMR, não temam… A caixa manual irá manter-se no catálogo, passando a estar disponível como um opcional no Vantage.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do Aston Martin DBS Superleggera Volante?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

DBS Superleggera Volante. O mais rápido descapotável de sempre da Aston Martin

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos