Notícias GRMN Yaris revelado! Mais leve, rápido e radical… mas apenas para o Japão

Tokyo Auto Salon 2022

GRMN Yaris revelado! Mais leve, rápido e radical… mas apenas para o Japão

O novo GRMN Yaris só será feito em 500 unidades, mas terá dois pacotes de equipamento à escolha, dependendo onde o pretendem usar: Circuit e Rally.

Toyota GRMN Yaris
© Toyota

Foi no Tokyo Auto Salon que a Toyota levantou o pano sobre o GRMN Yaris, uma versão mais leve e rápida do especial de homologação e que vai estar limitada a apenas 500 unidades e… ao seu mercado doméstico, no Japão.

De momento e infelizmente não parece haver planos para levar o GRMN Yaris a outros mercados.

Mas deixemos isso de parte por momentos e foquemo-nos na máquina em si: o que diferencia o GRMN do já de si muito especial GR Yaris?

RELEMBRAR O ANTECESSOR: Limitado a 400 unidades. Conduzimos o Toyota Yaris GRMN
Toyota GRMN Yaris

Para começar, a carroçaria foi reforçada com 546 pontos de soldadura adicionais e 12 m extra de adesivos estruturais, os bancos traseiros foram retirados e no seu lugar vemos uma barra a unir as torres traseiras, que por sua vez está unida ao piso do carro.

Apesar das adições, o GRMN Yaris (acrónimo para Gazoo Racing, tuned by the Meister of the Nürburgring) é mais leve em 20 kg ou 30 kg (dependendo das opções) que o GR Yaris. Tal foi conseguido não só com o retirar dos bancos traseiros como com a adição de um capô em fibra de carbono que se junta ao já existente teto.

Mecanicamente não existem alterações ao G16E-GTS do GR Yaris — bloco de três cilindros em linha de 1,6 l e turbocomprimido — anunciando os mesmos 272 cv (especificação japonesa), mas o binário deu um salto de 20 Nm, para os 390 Nm.

Ao nível da transmissão a história é um pouco diferente. Apesar de manter a mesma caixa manual de seis velocidades, as primeiras quatro relações são agora mais curtas, assim como a relação final, para melhor se ajustarem à faixa de utilização ideal do motor. A embraiagem foi reforçada e os diferenciais Torsen (dianteiro e traseiro) do GR Yaris foram trocados por outros diferenciais mecânicos no GRMN Yaris.

Não sabemos o impacto que estas mudanças tiveram na capacidade do GRMN Yaris em acelerar — não foram ainda anunciadas —, mas deverão ser, temos de supor, melhores que as do GR. Relembramos que o hot hatch é capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 5,5s.

Circuito ou Rally?

Os futuros 500 donos do GRMN Yaris podem ainda configurar a sua máquina optando por dois pacotes de equipamento: Circuit e Rally.

Tal como o nome destes pacotes indicam, o primeiro é mais apropriado para o asfalto, enquanto o segundo deverá deixar este concentrado de performance mais à vontade em superfícies mais escorregadias, como gravilha.

É o Circuit, no entanto, que dá a aparência mais radical ao GRMN Yaris, cortesia da mega asa traseira em fibra de carbono que o equipa. Além desse item, ganha ainda saias laterais de maior dimensão e um novo lábio inferior à frente.

VEJAM TAMBÉM: GR Yaris Rally1. Vejam e oiçam a nova máquina da Toyota para o WRC

Distingue-se ainda pela presença de jantes específicas de 18″ da BBS, sistema de travagem majorado e novos amortecedores ajustáveis da Bilstein. É também 10 mm mais largo e vê a sua distância ao solo reduzida em 10 mm.

No caso do Rally, as modificações concentram-se sobretudo nas ligações ao solo com novos amortecedores e barras estabilizadoras. Para atacar os pisos não asfaltados com mais confiança, ganha também proteções inferiores e o interior vê-se guarnecido com um roll bar.

Quando chega e quanto custa?

Como referimos o Toyota GRMN Yaris estará apenas disponível, infelizmente, no Japão e limitado a 500 unidades. Como seria de esperar para uma edição especial e limitada, com estes melhoramentos e modificações, não vai ficar nada barato.

Painel de instrumentos
Painel de instrumentos específico para o GRMN Yaris.

No Japão o GR Yaris vê os seus preços começarem nuns simpáticos 30 340 euros (convertidos do preço original em ienes). O GRMN Yaris? Dispara para os 52 062 euros(!). Caso optem pelo pacote Circuit o preço dá mais um salto até aos 64 875 euros, com o pacote Rally a ficar (muito) ligeiramente mais acessível, nos 64 200 euros.