Notícias Os 10 carros mais rápidos do mundo nos 0 aos 100 km/h

Aceleração

Os 10 carros mais rápidos do mundo nos 0 aos 100 km/h

Quais são os 10 carros com uma maior capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h? E será que ainda há carros a combustão nesta lista?

Bugatti Chiron Pur Sport

Qual é o carro de estrada mais rápido num sprint dos 0 aos 100 km/h? Reunimos os 10 modelos mais rápidos neste clássico exercício de pura performance.

Com os desenvolvimentos dos últimos anos, talvez não surpreenda o facto de termos tantos 100% elétricos entre os mais rápidos. Mesmo as propostas com motor a combustão presentes são complementadas, de uma forma ou outra, com um motor elétrico ou vários — à exceção de uma.

McMurtry Speirling Goodwood 2022
© Goodwood FOS Nesta lista só usámos carros homologados para estrada. O insano Mcmurtry Spéirling, capaz de fazer 1,5s nos 0 aos 100 km/h teve, por isso, de ser deixado de fora. Não está fora dos planos, no entanto, haver um Spéirling para circular na via pública

Aliás, não deverá tardar muitos anos para esta lista ser apenas dominada por máquinas exclusivamente elétricas. A combinação de entrega instantânea de binário, ausência de caixa de velocidades e tração às quatro rodas, dão aos elétricos uma vantagem única neste tipo de exercício.

Outro aspeto que esta lista coloca em evidência é a relevância deste exercício… A partir do momento em que já são vários os modelos capazes de chegar aos 100 km/h em menos de dois segundos — são os pneus o fator limitador e não tanto a potência —, será altura de encontrar outra medida padrão para avaliar a performance?

Só uma nota final: os tempos com um asterisco (*) são os tempos oficiais anunciados pelos construtores, que carecem de confirmação.

1. Rimac Nevera: 1,81s

Teria de ser o Rimac Nevera o número um desta lista: afinal, foi o hipercarro elétrico que bateu 23 recordes num dia só, no complexo de testes de Papenburg, na Alemanha. Na aceleração dos 0 aos 100 km/h este fez 1,81s.

Rimac Nevera frente 3/4
© Rimac

Para o conseguir o hipercarro croata precisa de 1914 cv — e um motor por roda —, capaz de vencer as 2,3 t que acusa na balança.

VEJA AINDA: Rimac Nevera bate recorde de velocidade… em marcha-atrás

2. Pininfarina Battista: 1,86s

O Pininfarina Battista não podia ficar muito longe do Rimac Nivera. Afinal, ambos são tecnicamente idênticos.

A diferença no exercício dos 0 aos 100 km/h é também marginal, com os dois hipercarros elétricos a estarem separados por apenas cinco centésimos de segundo.

3. Czinger 21C: 1,9s*

O Czinger 21C é um hiperdesportivo híbrido norte-americano que combina um 2.88 V8 biturbo montado atrás dos ocupantes, com dois motores elétricos dianteiros para um total de 1250 cv ou 1350 cv como opção.

© João Faustino / Razão Automóvel

Ao contrário dos outros presentes nesta lista destaca-se pela leveza — 1250 kg —, o que permite, segundo o construtor, alcançar os 100 km/h em apenas 1,9s, com um défice de centenas de cavalos de potência.

4. Koenigsegg Gemera: 1,9s*

Koenigsegg Gemera é a última loucura do construtor sueco. Combina um três cilindros de 600 cv — apelidado de Tiny Friendly Giant — com um motor elétrico, chamado de Dark Matter, com 800 cv. O total são 1400 cv e 1850 Nm, o suficiente para lançar o Gemera até aos 100 km/h em apenas 1,9s.

Koenigsegg Gemera, lateral em plano picado
© Koenigsegg Koenigsegg Gemera

Não se fica por aqui. Em opção o Gemera pode receber um V8 biturbo capaz de elevar a potência até aos 2300 cv. Quanto faz até aos 100 km/h? Não sabemos. A Koenigsegg não avançou ainda com números para esta versão.

Saiba mais: Três cilindros não chegam? Koenigsegg Gemera pode ter V8 e 2300 cv

5. Aspark Owl: 1,91s*

Da terra do sol nascente chega-nos o Aspark Owl, a visão japonesa do que é um hipercarro elétrico. É também um dos carros mais potentes do mundo, com 2012 cv (1480 kW), superando o Nevera em 98 cv.

Aspark Owl

Também tem quatro motores elétricos, um por roda e até já amealhou um par de recordes, mas ainda falta confirmar os 1,91s que declara até aos 100 km/h.

Leia aqui: Aspark Owl. Dois novos recordes para o rival japonês do Rimac Nevera

6. Lucid Air Sapphire: 2,2s

Dos hiperdesportivos para as… hiperberlinas? Não deixa de ser sintomático dos tempos que vivemos encontrarmos duas berlinas elétricas nesta lista que são capazes de dar aos hipercarros «algo que pensar» neste exercício de aceleração.

O Lucid Air Sapphire é a primeira delas e apresenta-se com três motores elétricos que, combinados, entregam 1250 cv.

Lucid Air Sapphire
© Lucid

O resultado? Os 100 km/h são cumpridos em apenas 2,2s e deixa o seu principal rival, o Tesla Model S Plaid 0,1s para trás.

veja aqui: Lucid Air Sapphire desafia Model S Plaid. Como é que se comparam?

7. Bugatti Chiron Pur Sport: 2,3s

O Bugatti Chiron Pur Sport é o único representante «puramente» a combustão nesta lista, o que diz muito da transformação pela qual passa a indústria automóvel.

Bugatti Chiron Pur Sport

Trata-se da versão aligeirada e mais «amiga» dos circuitos do Chiron, mas mantém o icónico W16 tetraturbo de 1500 cv. Os 0 aos 100 km/h são atingidos em 2,3s.

O Chiron está em fim de carreira e o seu substituto não terá um W16 e será híbrido. Certamente será capaz de melhorar o registo do Chiron neste exercício, o que o «expulsará» desta lista quando for atualizada.

Muita borracha queimada: Épico. Bugatti Chiron Pur Sport em “mega-drift”

8. Tesla Model S Plaid: 2,3s

O Tesla Model S Plaid, à primeira vista, parece mais humilde do que aquilo que realmente é. Por baixo das suas linhas esguias, os seus três motores elétricos entregam 750 kW (1020 cv) de potência, capazes de lançá-lo dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,3s.

Tesla Model S Plaid frente
© Fernando Gomes / Razão Automóvel — editado por Thomas V. Esveld

O Model S Plaid já passou pela garagem da Razão Automóvel. Será que é apenas um «míssil» para andar em linha reta? Veja o nosso veredito:

A não perder: Muito mais que um «míssil». Testámos o Tesla Model S Plaid

9. Ferrari SF90 XX Stradale: 2,3s*

O Ferrari SF90 XX Stradale é uma adição recente a esta lista e traz com ele o título de o Ferrari de estrada mais potente de sempre: 1030 cv.

Ferrari SF90 XX Stradale perfil
© Ferrari

Número que resulta da combinação do 4.0 V8 biturbo e três motores elétricos, que permite ao SF90 XX Stradale atingir os 100 km/h em apenas 2,3s.

LEIA TAMBÉM: Ferrari SF90 XX. Tudo sobre o Ferrari de estrada mais potente de sempre

10. Zeekr 001 FR: 2,36s*

O Zeekr 001 FR é, por agora, o único representante chinês nesta lista dos mais rápidos nos 0 aos 100 km/h — tendo em conta o que temos visto sair da China, duvidamos que venha a ser o único.

Zeekr 001 FR, lado
© Zeekr

Rivaliza com o Model S Plaid e o Air Sapphire e supera-os em potência — 1265 cv —, contando com quatro motores elétricos.

Contudo, não consegue superá-los em aceleração, mas por uma margem mínima: precisa de 2,36s para atingir os 100 km/h.

De doidos: Vejam como o Zeekr 001 FR roda sobre ele próprio

O curioso «caso» dos 1,66s do Dodge Challenger SRT Demon 170

O musculado Dodge Challenger SRT Demon 170 — 1040 cv quando alimentado por E85 — deveria ter sido o líder desta lista, mas teve de ser «penalizado».

Dodge Challenge SRT Demon 170 dianteira
© Dodge

A versão mais radical do muscle car da Dodge anuncia uns absurdos 1,66s dos 0 aos 96 km/h (60 mph) — o que daria aproximadamente 1,8s nos nossos clássicos 0 aos 100 km/h.

Porque é que o empurrámos para o fim desta lista, quando devia estar a liderá-la? Porque no mundo real é impossível chegar perto desse valor. Os 1,66s são conseguidos, em primeiro lugar, com recurso ao rollout (um truque já usado pela Tesla no Model S Plaid, que lhe dava menos de dois segundos nos 0-60 mph).

O que significa que os primeiros 30 cm do arranque são suprimidos — prática comum nas drag races —, fazendo com que o tempo medido seja, efetivamente, dos 9-10 km/h até aos 96 km/h. São 0,2-0,3s que simplesmente são ignorados.

Depois, os 1,66s só são possíveis com uma superfície preparada para isso, isto é, uma superfície muito mais aderente. Este tempo nunca foi conseguido numa estrada «normal».

Afinal, quanto tempo precisa o Dodge Challenger SRT Demon 170 para ir dos 0 aos 100 km/h? Ninguém sabe, por enquanto. Mas Jason Fenske, do canal Engineering Explained, faz as contas para chegar a um número mais credível.