Notícias Acham o Chiron Pur Sport caro? Os custos de manutenção não ficam atrás

Manutenção

Acham o Chiron Pur Sport caro? Os custos de manutenção não ficam atrás

Como seria de esperar, os custos de manutenção do Bugatti Chiron Pur Sport refletem a sua exclusividade e o seu preço.

Bugatti Chiron Pur Sport

Limitado a somente 60 unidades e com um preço de três milhões de euros (sem contar com os impostos), ninguém esperava que o Bugatti Chiron Pur Sport tivesse custos de manutenção contidos, para mais sendo o colosso mecânico que é.

Mas afinal quanto custa manter o Chiron Pur Sport? Para descobrir Muhammad Al Qawi Zamani, um fã da Bugatti que vive em Singapura, visitou o novo concessionário da marca naquele território e fez uma simples pergunta: quais os custos de manutenção de um Chiron Pur Sport ao longo de quatro anos?

Antes de vos darmos a conhecer os valores, há algo que temos que ressalvar: estes não contemplam impostos, mão de obra ou custos de transporte e são os praticados em Singapura.

A NÃO PERDER: Quanto custa a manutenção de um Bugatti Veyron?
Bugatti Chiron
Os custos de manutenção do Chiron Pur Sport refletem bem a sua exclusividade.

Bem mais do que mudar o óleo

A primeira visita do Bugatti Chiron Pur Sport à oficina (ou a visita de 10 técnicos especializados da Bugatti à casa do cliente caso este subscreva o plano de manutenção da marca) acontece aos fim de 14 meses ou 16 mil quilómetros.

Nessa altura é preciso substituir o óleo do motor (Castrol Edge Fluid Titanium Technology SAE 10W-60), o filtro de óleo, o líquido de refrigeração e 16 (!) bujões de escoamento. O custo disto tudo? Cerca de 21 271 euros!

Também a cada 16 mil quilómetros (ou a cada 14/16 meses) é necessário trocar as jantes, uma despesa que ascende a 42 641 euros. Já os rotores de travão cerâmicos e as pinças em titânio impressas em 3D custam 50 318 euros. Ainda no campo da travagem, a limpeza deste sistema e a substituição do líquido de travões e dos cabos fixa-se nos 50 316 euros.

Bugatti Chiron
Caso se opte pelo programa de manutenção da Bugatti, uma equipa de 10 elementos viaja até qualquer parte do globo para fazer a manutenção do Chiron (e do Veyron), estando contactáveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quanto aos pneus, estes têm um “prazo de validade” de 16 a 18 meses e, apesar de haver algumas opções de escolha neste campo, os preços são sempre (muito) elevados. Um jogo de pneus mais focado no conforto (Pirelli Winter Sottozero 3, Michelin Pilot Sport PAX e Michelin Pilot Sport Cup 2 XL) custa 6822 euros.

LEIAM TAMBÉM: Conduzimos o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse. O dia em que alcançámos 345 km/h

Já caso se opte pelos Michelin Pilot Sport Cup 2R desenvolvidos especialmente para o Chiron Pur Sport, o valor dos quatro pneus fixa-se nos 35 735 euros.

Quatro turbos, despesas quadriplicadas

Não são só as ligações ao solo que motivam despesas aos proprietários do Chiron Pur Sport. Ao fim de 42 a 48 meses os quatro turbos Garrett que equipam este Bugatti têm de ser substituídos, custando um total de 22 170 euros. Já as entradas de ar para arrefecimento custam 18 718 euros.

A NÃO PERDER: Bugatti lança Chiron Pur Sport sob a forma de uma… Gillette!

Mas há mais. Além dos turbos, também o depósito de combustível tem prazo de validade. Produzido com recurso a borracha vulcanizada e kevlar, este custa 37 437 euros. Já a afinação e calibração do motor é um pouco mais “acessível”, ficando-se pelos 24 391 euros.

Bugatti Chiron Pur Sport
Apesar de terem permitido poupar 16 kg, as jantes “pedem substituição” a cada 16 mil quilómetros (ou a cada 14/16 meses).

Quebra isolada de vidros? Não nos parece

Caso o para-brisas se parta, um substituto custa 51 169 euros e até as escovas que o limpam são caras, fixando-se nos 3240 euros. Por fim, se por algum “azar” a pintura ficar danificada, os proprietários do Chiron Pur Sport podem contar com uma despesa de 47 071 euros.

No total, ao longo de quatro anos as despesas com a manutenção de um Bugatti Chiron Pur Sport ascendem a mais de 400 mil euros (sem contar com a mão de obra e impostos).

Bugatti Chiron Pur Sport

Nesse período é necessário proceder a três mudanças de óleo, a duas trocas de jantes e pneus e ainda a uma troca de discos e pinças de travão, dos quatro turbos, das entradas de arrefecimento e do depósito de combustível.

Por fim, se o carro estiver completamente parado, segundo Muhammad Al Qawi Zamani, os custos de manutenção fixam-se em cerca de 89 337 euros a cada 14 meses.

Fonte: Carscoops

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Ford Fiesta ST?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Assalto à coroa: Fiesta ST, Polo GTI e i20 N. Qual é o rei dos pocket rocket?