Notícias Ferrari SF90 XX. Tudo sobre o Ferrari de estrada mais potente de sempre

Apresentação

Ferrari SF90 XX. Tudo sobre o Ferrari de estrada mais potente de sempre

O novo SF90 XX é o primeiro modelo do «Programa XX» da Ferrari que pode ser conduzido em estrada e tem versões Stradale e Spider.

Ferrari SF90 XX Stradale
© Ferrari

A Ferrari acaba de apresentar o SF90 XX Stradale, que é acompanhado por uma versão Spider, e estreia um conceito totalmente novo, unindo os programas da Série Especial e do «Programa XX».

Nas últimas duas décadas, a marca de Maranello brindou-nos com inúmeras séries especiais, que resultaram em modelos como o 488 Pista ou o 812 Competizione.

No mesmo período, a Ferrari desenvolveu o «Programa XX», com o objetivo de oferecer a alguns clientes especiais a possibilidade de correr em circuito com carros não homologados para a estrada, o último dos quais foi o FXX-K EVO.

A NÃO PERDER: Longa vida ao V12. Ferrari (claro que) dá as boas vindas aos combustíveis sintéticos

Agora, a Ferrari resolveu unir essas duas filosofias e criar o SF90 XX, que chega em duas variantes distintas: Stradale e Spider, esta última com capota rígida retrátil, para ouvir o V8 turboalimentado a céu aberto.

SF90 XX Spider Perfil
© Ferrari

Mas antes de passarmos à mecânica e às performances, importa olhar para a imagem deste Ferrari SF90 XX, que esconde muitos segredos.

O ponto de partida para este projeto foi o Ferrari SF90 Stradale, que aqui foi levado ao extremo, sobretudo do ponto de vista aerodinâmico: de acordo com a Ferrari, o desempenho aerodinâmico do SF90 XX Stradale é o mais alto de sempre para um carro de estrada da marca. Só o LaFerrari se consegue aproximar.

SF90 XX Stradale
© Ferrari

Desde o F50 que a Ferrari não usava uma asa fixa

A esse nível, o elemento mais característico é a asa traseira fixa (desde 1995, no F50, que a Ferrari não usava esta solução num carro de estrada), que foi testada e desenvolvida nos carros do «Programa XX» e que a uma velocidade de 250 km/h é capaz de gerar 315 kg de downforce.

Já na dianteira o que mais se destaca é a inclinação do radiador, que permitiu melhorar o coeficiente aerodinâmico, ao mesmo tempo que é capaz de gerar fluxos de ar quente para fora do capô, através de duas condutas de ar localizadas nas laterais.

Ferrari SF90 XX Stradale frente
© Ferrari

Estas condutoras de ar também contribuem para a criação de força descendente na dianteira, que aumentou em 20% em comparação com o SF90 Stradale. O difusor dianteiro também é totalmente novo e permitiu aumentar a força descendente em mais de 45 kg a 250 km/h.

Interior (quase) de competição

Tal como aconteceu no exterior, para o habitáculo a Ferrari quis enfatizar a aparência de competição, simplificando vários elementos (como os painéis das portas ou a consola central) de maneira a poupar quilos preciosos e recorrendo quase sempre a tecidos técnicos, como a Alcantara, e a fibra de carbono.

Quanto aos bancos, foram projetados especificamente para este modelo e contam com uma estrutura integralmente em fibra de carbono exposta, que ainda assim permite ajustar o encosto. Em comparação com os bancos monocoque do SF90 Stradale, estes bancos são 1,3 kg mais leves.

No caso da versão Spider, importa dizer que a Ferrari optou por um mecanismo de capota rígida retrátil com painéis de alumínio, que pode ser aberta/fechada em movimento até uma velocidade de 45 km/h, num processo que demora apenas 14 segundos.

Ferrari SF90 XX Spider cima
© Ferrari

Mais 30 cv do que o SF90 «normal»

Quanto à mecânica, assenta no mesmo esquema híbrido plug-in que encontramos no SF90 Stradale «normal», que tem como base um V8 biturbo de 4.0 litros — montado em posição central — que produz 797 cv.

LEIAM TAMBÉM: Mamma Mia! Este Ferrari Testarossa tem o motor elétrico de um Tesla

A ajudar este motor V8 térmico surgem três motores elétricos, dois independentes no eixo dianteiro e um na traseira, localizado entre o motor e a caixa de velocidades de dupla embraiagem com oito velocidades, que conta com a mesma gestão eletrónica que encontramos no Ferrari Daytona SP3.

A juntar a isto, temos ainda uma pequena bateria com 7,9 kWh de capacidade, que permite que este SF90 XX circule em modo 100% elétrico até aos 135 km/h e durante um máximo de 25 quilómetros.

Ferrari SF90 XX Stradale
© Ferrari

O resultado deste «casamento» é uma potência máxima combinada de 1030 cv, mais 30 cv do que o SF90 Stradale, valor que faz deste o Ferrari de estrada mais potente de sempre.

Acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,3s

É certo que o aumento de potência foi de apenas 30 cv e que face a um SF90 Stradale o SF90 XX Stradale é apenas 10 kg mais leve, mas mesmo assim a Ferrari garante que este Cavallino Rampante é capaz de cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,3s e dos 0 aos 200 km/h em 6,5s, menos duas décimas do que o SF90 convencional (em ambos os casos).

Recorde-se que nunca antes um Ferrari de estrada tinha registado um valor tão baixo no sprint dos 0 aos 100 km/h.

Já no que toca à velocidade máxima, o Ferrari SF90 XX está limitado aos 320 km/h, menos 20 km/h do que o SF90 Stradale. A «culpa» é do pacote aerodinâmico mais agressivo, que a uma velocidade de 250 km/h é capaz de gerar 530 kg de força descendente, mais 140 kg do que a versão que lhe serve de base.

Já estão todos vendidos

O Ferrari SF90 XX está limitado a 799 exemplares na versão Stradale e a 599 unidades na variante Spider, e tem preços a começar (em Itália) nos 770 000 euros e nos 850 000 euros, respetivamente.

Porém, todos os exemplares que a Ferrari vai produzir já estão vendidos. As entregas começam no segundo trimestre de 2024 para a versão Stradale e no final de 2024 para o Spider.