Notícias 0 aos 300 km/h num Chiron Pur Sport? Rápido. Muito rápido

Arranque a Frio

0 aos 300 km/h num Chiron Pur Sport? Rápido. Muito rápido

Em resposta aos clientes que queriam um Chiron mais ágil, a Bugatti criou o Pur Sport. Mas não deixa de ser muito rápido em linha reta.

Bugatti Chiron Pur Sport Ver vídeo

O Bugatti Chiron Pur Sport foi revelado em 2020 e ao contrário dos outros Chiron que ultrapassam os 400 km/h, a sua velocidade máxima foi «castrada» a «apenas» 350 km/h.

A razão de ser deste Chiron era definitivamente outra que não a de ter a mais elevada velocidade máxima: foi feito para curvar.

Para isso a Bugatti retirou algumas «gorduras» ao Chiron, que se apresentou 50 kg mais leve, com 19 desses quilogramas a serem retirados das massas não suspensas.

VEJAM TAMBÉM: Acham o Chiron Pur Sport caro? Os custos de manutenção não ficam atrás
Bugatti Chiron Pur Sport

Perdeu o spoiler adaptativo e ganhou uma asa traseira fixa (-10 kg) que lhe deu mais downforce. As relações de transmissão são mais curtas em 18%, para melhor aceleração, a suspensão viu a sua firmeza subir e os pneus Michelin são mais «pegajosos».

Os resultados práticos destas modificações podemos agora vê-lo em dois vídeos do canal de YouTube de Paul Englert, que pôde levar um dos 60 Chiron Pur Sport ao circuito de Paul Ricard, em França.

Além da «obrigatória» aceleração até aos 300 km/h — em 12,6s de acordo com os números oficiais —, podemos ver o hiperdesportivo de Molsheim dar uma volta ao circuito francês, onde praticamente atinge a sua velocidade máxima, impressionando mais a forma como acelera mais que a forma… como curva.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Bugatti Type 10 foi o primeiro modelo da marca lançado em 1908. Que motor o equipava?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 110 anos que nasceu o primeiro automóvel da Bugatti