Notícias Loucura continua! Zeekr 001 FR mais potente que Model S Plaid e Lucid Sapphire

Apresentação

Loucura continua! Zeekr 001 FR mais potente que Model S Plaid e Lucid Sapphire

Zeekr 001 FR junta-se aos modelos elétricos dos números «absurdos». Inclui quatro motores e soma 1265 cv de potência. Mas isto é só o início.

Zeekr 001 FR visto de traseira
© Zeekr

Enquanto todos estavam concentrados nas novidades de Munique, no outro lado do mundo, na China, era revelado o Zeekr 001 FR, a nova variante de alta performance shooting brake elétrica.

Trata-se de uma sigla que não suscita grande curiosidade, nem mesmo quando descobrimos que o “FR” significa Future Roads. Mas os números que a acompanham captam as atenções de todos.

© Zeekr Há diferenças visuais para os outros 001, que incluem novos elementos aerodinâmicos em fibra de carbono, jantes de 22″ e as pinças dos travões são vermelhas.

Isto porque os quatro motores elétricos (um por roda) do Zeekr 001 FR entregam um máximo de 930 kW ou 1265 cv, batendo confortavelmente os 1020 cv do Tesla Model S Plaid e superando ligeiramente os 1250 cv do Lucid Air Sapphire — onde é que isto vai parar?

A performance é, previsivelmente, fulgurante. Os 100 km/h demoram apenas 2,07s, mas apenas “se a medição for feita como nos Tesla”. Ou seja, num cenário de rollout, que elimina parcialmente a inércia do arranque ignorando os primeiros 30 cm, como acontece nas (drag races). Caso o façamos da forma correta, o registo sobe para os 2,36s.

A velocidade máxima está limitada pela eletrónica a 280 km/h — 322 km/h no Tesla e 330 km/h no Lucid —, mas a marca diz que o 001 FR consegue curvar como poucos, suportando forças laterais de 1,4 G.

As ligações ao solo evidenciam o potencial de performance. Além da suspensão desenvolvida pela KW, vem com borracha mais agressiva e de generosas dimensões: 265/40 R22 na frente e 295/40 R22 atrás.

Parar todo o ímpeto deste míssil está a cargo de um sistema de travagem composto por discos de travão carbocerâmicos da Brembo, e pinças da AP Racing com 10 pistões na frente e quatro atrás.

Um motor para cada roda

O desenvolvimento desta opção de prestações «de doidos» do Zeekr 001 tem como base uma arquitetura de 800 V e quatro motores elétricos.

© Zeekr

Os dois destinados às rodas dianteiras têm uma potência máxima de 155 kW cada (211 cv), enquanto os dois traseiros (com os rotores envolvidos em fibra de carbono) contribuem cada um com 310 kW (422 cv).

Totalizam, assim, os 1265 cv já referidos e, como dá para constatar, a maior parte é apenas digerida pelo «eixo» posterior.

Uma das possibilidades que esta solução permite, ao prescindir de qualquer ligação física entre as quatro rodas, é o facto de estas poderem rodar individualmente em sentidos opostos. Por exemplo, as rodas do lado direito podem rodar numa direção, enquanto as do lado esquerdo podem girar na direção oposta.

O resultado traduz-se na possibilidade de o Zeekr 001 FR poder rodar 360º sobre si mesmo — como a Rivian R1T —, sem sair do lugar (vejam no vídeo abaixo). Uma solução que nos parece perfeita para muitas manobras de estacionamento.

A alimentar este «monstro» está uma bateria da CATL com 100 kWh de capacidade máxima. A autonomia é de 580 km (WLTP), mas dificilmente os atingiremos caso façamos uso de todo o potencial de performance que o Zeekr 001 FR oferece.

Em compensação, a marca afirma que a bateria pode ser carregada entre os 10% e os 80% em apenas 15 minutos.

Das 0 às 99 unidades em 15 segundos

O Zeekr 001 FR vai estar limitado a 99 unidades por mês, com as primeiras entregas a acontecerem já em outubro.

Mesmo sem a revelação oficial do preço do Zeekr 001 FR — estima-se que se aproxime dos 130 mil euros na China —, a marca abriu as encomendas online no passado dia 1 de setembro. Quinze segundos depois, as primeiras 99 unidades disponíveis esgotaram.

Resta saber quando vamos poder assistir ao primeiro «tira-teimas», lado a lado com os rivais Tesla Model S Plaid e Lucid Air Sapphire que foram agora superados em termos de potência. Em qual apostam?