Notícias Vejam como o Zeekr 001 FR roda sobre ele próprio

Arranque a Frio

Vejam como o Zeekr 001 FR roda sobre ele próprio

O Zeekr 001 FR destaca-se não só pela performance como por ter um motor por roda, o que lhe permite fazer «truques» que outros não conseguem.

Zeekr 001 FR frente
© Zeekr

A performance dos 930 kW (1265 cv) do Zeekr 001 FR são o cartão de visita da versão de alta performance do primeiro modelo desta jovem marca chinesa, mas tem mais argumentos.

A denominada shooting brake tem uma configuração mecânica invulgar de um motor elétrico por roda (quatro no total), abrindo uma série de possibilidades que o controlo individual de cada roda permite.

É o que podemos ver no vídeo abaixo, onde um Zeekr 001 FR mostra como consegue girar sobre ele próprio (360º), como se fosse um tanque:

A ausência de qualquer ligação física entre as quatro rodas permite que estas rodem individualmente em sentidos opostos. Uma solução que nos parece perfeita para muitas manobras de estacionamento.

O Zeekr 001 FR por agora só está disponível na China, ao ritmo de 99 unidades por mês e as primeiras já começaram a ser entregues.

Contudo, declarações recentes de Alessandro Massimino, diretor de produto e conectividade da Zeekr Europa, referiu que estão a avaliar os custos de homologação para o mercado europeu. Caso as contas batam certo, o Zeekr 001 FR assumirá a posição de modelo halo da marca no «velho continente».

O mais acessível: Zeekr X. Já testámos o primeiro SUV elétrico da marca chinesa

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.