Notícias Tesla cancela elétrico de 25 mil euros. Será mesmo verdade?

Indústria

Tesla cancela elétrico de 25 mil euros. Será mesmo verdade?

A concorrência feroz dos fabricantes chineses terá levado Elon Musk a cancelar o projeto do Tesla Model 2. Mas será que é mesmo assim?

Tesla Model 2 2025

O Model 2, que tinha como missão ser o Tesla mais barato de sempre, com um preço base de 25 000 dólares (pouco mais de 23 000 euros), pode afinal nunca vir a ser construído.

Segundo a Reuters, Elon Musk riscou este pequeno elétrico da lista de planos da Tesla, em detrimento de uma aposta mais afirmativa no projeto do robô-taxi.

A agência em causa cita três fontes “familiarizadas com o assunto em questão” e confirma que teve acesso a mensagens da própria empresa que ajudam a corroborar esta notícia.

Tesla Model 3 2024
© Pedro Contreiras / Razão Automóvel O Model 3 é, atualmente, o modelo mais barato da Tesla, com preços a começar nos 39 990 euros.

Entretanto, a notícia do adeus ao Model 2 já teve impacto no valor das ações da marca norte-americana, que caíram cerca de 3% depois da publicação da Reuters.

Recorde-se que há já vários anos que Elon Musk vinha a prometer um elétrico acessível, com um preço base a rondar os 25 000 dólares. A primeira vez que o «patrão» da Tesla mencionou este modelo foi em 2018, numa entrevista ao conhecido youtuber de tecnologia Marques Brownlee, onde disse:

Um carro (elétrico) de 25 000 dólares, isso é algo que conseguimos fazer.

Depois, no primeiro Battery Day da Tesla, em 2020, Musk voltou a alimentar a ideia do «carro elétrico acessível», quando falou do objetivo de vender 20 milhões de modelos por ano, o que implicaria, por exemplo, vender aproximadamente o dobro do que vende o grupo Toyota.

Naturalmente, para sequer sonhar com tal valor era imperativa a entrada em cena de um elétrico barato, o tal Model 2, que voltou a ser tema durante o Tesla Investor Day 2023, realizado em março do ano passado.

Nessa altura, ficámos a saber que o “Next Gen Vehicle” da Tesla não iria ser apenas um Model 2, mas sim vários modelos, todos assentes sobre uma plataforma completamente nova, denominada “NV9X”. Entre eles, o tal robô-táxi que falámos no início deste artigo.

A NÃO PERDER: Ferrari apanhada a testar Tesla Model S Plaid. Saiba porquê

Durante este evento, a Tesla confirmou que os custos de produção do “Next Gen Vehicle” — entre eles o Model 2 — iriam ser 50% inferiores aos do Model 3 e Model Y. Isto deu corpo à ideia de que a marca norte-americana estava efetivamente mais perto de lançar um modelo com um preço a rondar os 25 000 dólares.

Já depois disso, em janeiro de 2024, a Reuters deu conta de outra informação importante, afirmando que a Tesla tinha informado os seus fornecedores de que estava a prever iniciar a produção de um novo veículo elétrico em meados de 2025. Tudo indicava que se tratava do Model 2, cujo projeto seria conhecido internamente pelo nome de código “Redwood”.

Agora, novamente a Reuters, vem dar conta de que este projeto foi cancelado, à exceção do robô-taxi.

Elon Musk já reagiu

A Reuters dá conta de que contactou a Tesla acerca deste assunto e que não obteve resposta. Contudo, não foi necessário esperar muito para que Elon Musk se fizesse ouvir através da rede social X, acusando a referida agência de notícias de estar “novamente a mentir”.

Porém, Elon Musk não desmentiu qualquer informação em concreto, ainda que tenha reagido a uma publicação de um utilizador. Este sugere que o Tesla de 25 000 dólares e o robô-táxi seriam sempre construídos sobre a mesma plataforma e muito similares, ainda que um tivesse volante e outro dependesse apenas da tecnologia de condução autónoma.

Contudo, apesar da reação de Musk, não podemos tirar grandes conclusões. Ora veja:

https://twitter.com/elonmusk/status/1776278140333281332

Em que ficamos?

A Reuters indica que duas das suas fontes souberam desta decisão (abandonar o Model 2 e apostar no robô-táxi) numa reunião que contou com a presença de vários funcionários da Tesla, sendo que uma delas confirma que esta reunião teve lugar em fevereiro.

Essa mesma pessoa, de acordo com a agência noticiosa, afirma: “A diretriz do Elon (Musk) é apostar tudo no robô-táxi”.

Já a terceira fonte da Reuters não só dá conta do «adeus» ao Model 2 como confirma, também ela, a produção do robô-táxi, ainda que “em volumes muito mais baixos do que tinha sido projetado para o Model 2”.

A Reuters, que entretanto já atualizou o seu artigo, reconhecendo a reação de Musk, destaca que esta decisão surge numa altura em que a Tesla enfrente uma concorrência feroz a nível mundial por parte dos construtores chineses, que estão a inundar o mercado com elétricos a preços muito baixos.

“O plano para os táxis-robôs sem condutor, que poderá levar mais tempo a cumprir, apresenta um desafio de engenharia mais difícil e mais riscos regulamentares”, pode ler-se no artigo da Reuters.

Fonte: Reuters