Notícias Tesla de 25 mil euros já tem data estimada de produção e nome de código

Antevisão

Tesla de 25 mil euros já tem data estimada de produção e nome de código

Tesla Model 2 até pode ser um nome por confirmar, mas começam a surgir algumas certezas sobre o futuro modelo compacto da marca.

Tesla Model 2 2025

A informação, avançada pela Reuters, revela que a Tesla informou os seus fornecedores de que prevê iniciar a produção de um novo veículo elétrico (a imagem em destaque é meramente ilustrativa). Mas se por um lado o nome Model 2 não é oficial, há já um nome de código para este projecto.

O projeto recebeu o nome de código interno “Redwood” e deverá dar origem a um crossover de segmento C, destinado ao mercado global.

Tesla Model 3 - 3/4 de frente
© Tesla O Model 3 é, atualmente, o modelo mais barato da Tesla, com preços a começar nos 39 990 euros.

Os números de produção estimados para o Tesla Model 2 (nome não definitivo) são elevados, mas estão longe dos objetivos traçados inicialmente pela marca. Na última conferência com investidores, em março de 2023, Elon Musk estimava uma produção de 700 mil unidades por ano deste modelo.

No entanto, para já está prevista a produção de até 10 mil unidades por semana, ou seja, cerca de 520 mil unidades por ano. Um número longe do objetivo, mas muito alinhado, por exemplo, com o volume de vendas de uma proposta a combustão do mesmo segmento: o Toyota Corolla Cross, que vendeu 530 300 unidades em 2022 (ainda não existem dados de 2023).

Para o fazer, a Tesla vai começar por produzir o Model 2 na fábrica do Texas — onde é atualmente produzida a Cybertruck —, mas também na futura fábrica do México. A adicionar a estes locais, recordamos que, em novembro do ano passado, a fábrica da Tesla em Berlim (Alemanha) anunciou que iria produzir um modelo de 25 mil euros.

Dificuldades na produção vão continuar

O construtor norte-americano prevê um abrandamento da produção, motivado pelo desenvolvimento do novo modelo. Recorde que Elon Musk prometeu aos investidores um crescimento anual de entregas de 50%, valor que em 2024 deverá ser de apenas 21%. Ou seja, longe do objetivo traçado.

“Em 2024, a nossa taxa de crescimento poderá ser inferior à taxa de crescimento alcançada em 2023. Porque as nossas equipas vão estar a trabalhar no lançamento de um novo veículo, na Gigafactory do Texas”.

Elon Musk, diretor executivo da Tesla

Elon Musk acrescentou ainda, na passada quarta-feira, numa videoconferência sobre os resultados da empresa, que costuma ser optimista em relação aos prazos. Mas acredita que a produção do projeto Redwood, o “Tesla de 25 mil dólares”, deverá avançar na segunda metade de 2025.

Mercado europeu: Os 10 carros mais vendidos na Europa em 2023. Tesla e Dacia «taco a taco»

O Tesla Model 2 vai utilizar uma plataforma com o código “NV9X”, que poderá servir de base a dois ou mais modelos.