Notícias Afinal o Tesla mais barato de todos não apareceu. Mas já sabemos mais sobre o “Model 2”

Tesla Investor Day

Afinal o Tesla mais barato de todos não apareceu. Mas já sabemos mais sobre o “Model 2”

O Tesla mais barato de todos, o "Model 2", não foi revelado, mas confirmou-se que será 50% mais barato produzi-lo que um Model 3/Y.

Esboços para novos modelos da Tesla
© Tesla

A expectativa era grande. Afinal, durante o evento Tesla Investor Day 2023, realizado ontem na Gigafactory em Austin, Texas, esperávamos ver o “Model 2” (designação não oficial), o Tesla mais compacto e barato do construtor norte-americano.

Mas a verdade é que não vimos nenhum modelo novo. O destaque do Investor Day 2023 foi a apresentação do “Master Plan 3”, o plano da Tesla para uma economia eletrificada.

Porém, apesar de não o ter mostrado, o chamado “Next Gen Vehicle” (veículo de próxima geração) foi abordado múltiplas vezes ao longo do evento. Isto porque é uma parte fundamental do “Master Plan 3” e para o objetivo muito ambicioso da Tesla em alcançar uma produção de 20 milhões de veículos elétricos por ano, ou seja, mais do que a produção combinada da Toyota e do Grupo Volkswagen.

Custos de produção reduzidos a metade

Não vimos um novo modelo, mas ficámos a saber mais sobre o que será o “Next Gen Vehicle” da Tesla. E a primeira novidade é que não será apenas um Tesla “Model 2”, mas serão vários modelos, mas nenhum foi especificado ou quantos farão parte desta nova família. Foi referido, no entanto, que também haverá um robô-táxi com base nesta nova plataforma.

© Tesla

Contudo, o aspeto mais importante revelado sobre o “Next Gen Vehicle” foi o seu custo.

A Tesla confirmou que os custos de produção do “Next Gen Vehicle” serão 50% inferiores aos dos Model 3 e Model Y o que, a acontecer, será notável.

Um valor que dá substância à previsão de um preço final ao cliente de 25 mil dólares (23 500 euros) que tem sido avançado por vários analistas e meios.

O preço elevado dos automóveis elétricos continua a ser um dos maiores entraves à sua disseminação e a Tesla sabe disso. Para diminuir os custos — e também contornar os custos elevados relacionados com as baterias — será preciso reinventar a forma como os automóveis são concebidos e produzidos.

E é o que a Tesla propõe fazer com o “Next Gen Vehicle” que, apesar de ainda não o termos visto, já sabemos que será produzido na futura Gigafactory a ser construída no México.

Para o conseguir, a Tesla vai recorrer a mais automação e menos funcionários, novas técnicas de produção (como as Giga Press já usadas em Berlim para produzir o Model Y), mais integração vertical e até à forma como é configurada a linha de montagem, como apontou Drew Baglino, vice-presidente para os motores e engenharia de energia:

“(…) todos os lados dos automóveis serão produzidos de forma independente, pintamos só as partes que realmente necessitamos e depois montamos todas as partes uma vez, e apenas uma única vez.”

Drew Baglino, vice-presidente para os motores e engenharia de energia
Produção "Next Gen Vehicle" Tesla
© Tesla Esqueçam a linha de montagem em fila.

E mais?

Nada se sabe sobre as especificações desta nova geração de veículos, mas a Tesla falou em novas cadeias cinemáticas, com novos motores de imãs permanentes que não precisam de metais de terras-raras. E que esta nova família de modelos será compatível com todo o tipo de químicas para baterias.

A Tesla anunciou ainda que os seus futuros modelos deixarão de fazer uso da rede de 12 V, de baixa tensão, que serve a maioria dos componentes elétricos e eletrónicos do veículo. O primeiro a fazê-lo será a Cybertruck (cuja produção arranca este ano), e o mesmo acontecerá com o “Next Gen Vehicle”.

Tesla Cybertruck

Passaremos a ter uma arquitetura de 48 V, que vai permitir baixar os custos e a massa (fios/cablagens). Significa também o fim da velha bateria de chumbo — uma das principais causas de avaria dos veículos elétricos, curiosamente — e no seu lugar haverá uma de iões de lítio.

Quando chega?

Esta é a pergunta do milhão de euros. Em retrospectiva, talvez tenha sido sensato a Tesla não ter mostrado o “Next Gen Vehicle” para não criar expectativas desajustadas — afinal, ainda estamos à espera do prometido Roadster, cujo protótipo foi revelado… em 2017.

Tesla Model 2
© Tesla Será assim o futuro Tesla “Model 2”? Este esboço apareceu pela primeira vez quando a Tesla abriu a Gigafactory na China e voltou a aparecer novamente num vídeo promocional recente da marca (imagem de capa)

Porém, é provável que vejamos mais cedo que tarde aquele que será o modelo mais barato da Tesla, até para ir de encontro aos seus ambiciosos planos de crescimento.

Com o anúncio da localização da fábrica que vai produzir o “Next Gen Vehicle” no México, estima-se que a mesma fique concluída em 2-3 anos. Ou seja, será que veremos um Tesla “Model 2” já em 2025?