Notícias Volvo regressa à competição em Portugal com o novo EX30

CPNE

Volvo regressa à competição em Portugal com o novo EX30

O Volvo EX30 é o mais recente SUV 100% elétrico da marca e vai competir na edição deste ano do Campeonato de Portugal de Novas Energias.

Volvo EX30 CPNE - frente
© Volvo

Longe vão os tempos em que a Volvo era uma presença assídua nas pistas dos mais diversos campeonatos. Uma presença que, por vezes, acontecia de uma forma inesperada ou, pelo menos, pouco convencional.

Os tempos mudaram e agora a corrida mais importante, segundo a Volvo, é pela sustentabilidade. Por esse motivo, a Volvo Cars Portugal anunciou hoje a sua entrada no CPNE (Campeonato de Portugal de Novas Energias).

Ao volante do novo Volvo EX30 estará a equipa formada por João Botequilha e Magda Ferreira, ambos com uma larga experiência na competição automóvel, especialmente nas provas de regularidade.

Uma vez que se trata do primeiro ano de participação, está a ser considerado como um ano de aprendizagem. No entanto, tal como descobrimos em conversa com a equipa, o objetivo não é, simplesmente, participar.

O Volvo EX30 materializa uma nova interpretação do conceito automóvel. Construído com materiais reciclados e recicláveis, é o seu modelo mais ecológico de sempre e o que mais sentido faz levar a participar num evento como o Campeonato Nacional de Novas Energias.

Volvo Cars Portugal

Em conjunto com o Clube Volvo Fans Portugal, esta aventura no CPNE servirá igualmente para ir apresentando o novo Volvo EX30 a mais pessoas.

Quanto ao CPNE, tudo está a ficar mais «sério» e, na edição deste ano, há novas presenças a destacar. Ao todo, vão ser sete provas para o campeonato deste ano. A primeira será já no próximo fim de semana (nos dias 5, 6 e 7 de abril), na zona de Oeiras.

A complexidade de cada uma delas e a forma como é encontrado cada vencedor, apenas faz com que este campeonato seja cada vez mais interessante de seguir. De um lado está o facto da incerteza sobre cada ponto de medição. Por outro, o exigente controlo do pedal direito, com o objetivo de garantir a média de consumo energético mais eficiente.

Quem se lembra do «Tijolo voador»?

Os maiores adeptos da Volvo vão certamente reconhecer a decoração do EX30 que vai participar no CPNE, nomeadamente as suas faixas azuis na lateral da carroçaria.

Foi inspirada no Volvo 240 Turbo que participou em diversas provas de velocidade em meados dos anos 80 e que ficou conhecido pela sua alcunha: o «tijolo voador».