Notícias Tesla Cybertruck revelada. Mais de três toneladas de ficção tornadas realidade

Apresentação

Tesla Cybertruck revelada. Mais de três toneladas de ficção tornadas realidade

Caso esteja perto do Texas, é muito possível que possa passar por uma Tesla Cybertruck. As primeiras já foram entregues aos clientes.

Tesla Cybertruck vista lateral
© Tesla

A espera foi longa, mas parece ter chegado ao fim. Quatro anos depois da sua apresentação e do mediático incidente com uma quebra de vidros não prevista, a Tesla Cybertruck iniciou finalmente a sua produção e as primeiras unidades acabam de ser entregues aos seus novos proprietários pelo próprio Elon Musk.

Numa curta apresentação com um resumo de algumas das características da Tesla Cybertruck, Elon Musk referiu que “finalmente, o futuro vai parecer o futuro”.

“É uma pick-up melhor do que uma pick-up, e é um desportivo melhor do que um desportivo.”

Elon Musk, diretor executivo da Tesla
Tesla Cybertruck a fazer piões
© Tesla

Paraíso poligonal

O design atípico e digno da melhor fantasia distópica deve-se, em grande parte, à pele em aço inoxidável, obrigando a Tesla a criar uma liga específica deste material para a Cybertruck.

Musk voltou a dar ênfase à elevada rigidez deste material, que o torna impossível de moldar — partiria as prensas, segundo o próprio.

É até capaz de parar balas e… flechas com pontas perfurantes de metal. Quando perguntaram a Elon porque que é que tinha feito um carro à prova de bala, a resposta foi simples: “porque não?”.

O exoesqueleto e a utilização deste novo tipo de aço faz da Cybertruck um veículo com maior rigidez torcional que um McLaren P1, que é construído em fibra de carbono, de acordo com as palavras de Elon Musk.

Tesla Cybertruck perfil
© Tesla Dimensões generosas: 5,682 m de comprimento, 2,20 m de largura (espelhos rebatidos), 1,709 m de altura

Os números da Tesla Cybertruck

Durante o evento, o destaque foi mesmo a entrega das primeiras unidades da Tesla Cybertruck aos seus clientes.

Foram anunciados apenas alguns números, focados na sua capacidade de carga e reboque, assim como na sua performance. Em relação aos primeiros, a pick-up pode carregar 1134 kg (2500 lb), mas é capaz de rebocar cinco toneladas (11 000 lb).

Em matéria de performance, a Tesla Cybertruck Cyberbeast, com três motores elétricos, demonstrou todo o seu potencial ao fazer uma drag race contra um Porsche 911 (versão não especificada), enquanto rebocava… outro Porsche 911. E mesmo assim, foi mais rápida.

A marca norte-americana anuncia apenas 2,6s para alcançar as 60 mph (96 km/h) com rollout, e não precisa de 11s para fazer o tradicional quarto de milha (402 m) — é mesmo muito rápida…

Entretanto já foram divulgados mais números, o que permite perceber como consegue esse patamar de performance.

Tesla Cybertruck com caixa de carga carregada
© Tesla

A versão trimotor debita 845 hp (857 cv) e anuncia… 13 960 Nm de binário. Vamos assumir que se trata de binário à roda (já desmultiplicado pela transmissão) e não o binário combinado dos três motores.

A performance impressiona ainda mais sabendo da massa da Cybertruck: 3104 kg! Se adicionarmos a capacidade de carga, o peso bruto deste leviatã vai ultrapassar os 4000 kg. Na Europa chamamos a isto um “veículo pesado” (mais de 3500 kg de peso bruto).

Tesla Model Y a ser carregado por Cybertruck
© Tesla A Tesla Cybertruck tem velocidades de carregamento até 250 kW e, como é possível de ver, pode servir de carregador para outros elétricos

A Tesla Cybertruck de dois motores é simplesmente chamada de “All Wheel Drive” e anuncia 600 hp (608 cv) e 4,1s nos 0-60 mph com rollout. Em 2025 haverá uma versão de um motor (Rear Wheel Drive), mas ainda não tem todas as especificações anunciadas.

Não sabemos que bateria traz, mas sabemos que a Tesla Cybertruck tem uma autonomia estimada (ciclo norte-americano) de 515 km na versão trimotor e de 547 km na de dois motores. A de um motor anuncia 402 km.

É possível estender a autonomia com um extensor que é, basicamente, uma bateria externa. No caso da Cyberbeast, de três motores, a autonomia sobe dos 515 km para os 705 km.

E mais?

A nova pick-up da marca americana tem um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,335 — deve ser um recorde para uma pick-up —; pneus com 35″ de diâmetro (jantes de 20″); e até 17″ ou 43 cm de altura ao solo. A suspensão é adaptativa e tem direção às quatro rodas, para potenciar a manobrabilidade.

Plataforma da Tesla Cybertruck
© Tesla Entre o volante e rodas dianteiras não existe uma ligação física

Destaque ainda para a direção, que é steer-by-wire, ou seja, não há uma ligação física entre o volante e o eixo direcional.

Uma solução vista pela primeira vez na Infiniti, a marca premium da Nissan mas, mais recentemente, pudemos experimentar este sistema numa versão específica do Lexus RZ 450e.

Quando chega e quanto custa?

Nos EUA, o evento de entrega das primeiras unidades ontem, foi o sinal de partida para o início da comercialização da Tesla Cybertruck. Ainda fica por saber em que moldes a pick-up será comercializada na Europa ou até se o será.

No outro lado do Atlântico também já foram divulgados os preços e estão significativamente acima dos anunciados em 2019, quando foi revelado o protótipo:

  • Tesla Cybertruck Cyberbeast — 99 990 dólares (91 837 euros);
  • Tesla Cybertruck All Wheel Drive — 79 990 dólares (73 468 euros);
  • Tesla Cybertruck Rear Wheel Drive — 60 990 dólares (56 017 euros)