Notícias Chinesa CATL lança bateria com garantia recorde

Indústria

Chinesa CATL lança bateria com garantia recorde

A CATL, em parceria com a Yutong, acaba de anunciar uma bateria para elétricos pesados que pode mudar as «regras do jogo».

CATL
© CATL

A CATL, líder mundial na produção de baterias, acaba de apresentar um novo pack de baterias com uma garantia sem precedentes: até 15 anos ou 1,5 milhões de quilómetros.

Algo que só é possível porque de acordo com a empresa chinesa, esta nova bateria de longa duração não revela qualquer degradação nos primeiros 1000 ciclos de carga/descarga. Contudo, pelo menos para já, não será usada em automóveis.

Lançado em parceria com a Yutong Bus Co, este novo pack de baterias destina-se a autocarros e a diferentes tipos de camiões. E outra coisa não seria de esperar, afinal a Yutong é um dos maiores construtores de autocarros da China.

Nem a CATL nem a Yutong revelaram muitos detalhes acerca da bateria, exceto tem uma química LFP. A par desta bateria será lançada outra — igualmente destinada apenas a pesados —, com uma garantia de até 10 anos ou um milhão de quilómetros.

A somar a isso, a título de exemplo, importa dizer que o U18, o maior autocarro elétrico da gama da Yutong, recorre a uma bateria com 564 kWh de capacidade, suficiente para lhe garantir uma autonomia superior a 500 km.

Yutong U18 autocarro elétrico
© Yutong Yutong U18

Parceria começou em 2012

A ligação entre a CATL e a Yutong Bus Co começou em 2012, quando ambas as empresas anunciaram uma parceria de 10 anos para desenvolver baterias para comerciais e para explorar novas técnicas e materiais.

Esta parceria, entretanto renovada em 2022, começa agora a dar frutos, numa altura em que a Yutong já está presente em mais de 40 mercados globais, onde realçamos uma presença cada vez mais significativa na Europa: já entrou em mercados como Itália, França, Espanha e Reino Unido.

Yutong parceria com CATL
© CATL

Líder incontestável

Quanto à CATL, continua a afirmar-se como o maior «player» mundial no que à produção de baterias diz respeito.

Em 2023, segundo dados da Autovista24, a CATL produziu um total de 243,3 GWh, o que lhe valeu uns impressionantes 36% de quota de mercado.

A NÃO PERDER: Os números esmagadores da China na produção mundial de baterias 2023

Para se perceber a «dimensão» deste número, e tendo em conta que 1 GWh equivale a 1 000 000 kWh, a produção da CATL em 2023 dava para fornecer baterias para quatro milhões de veículos ligeiros (cada um com uma bateria de 50 kWh).