Notícias Histórico. Tesla Model Y fez o que nenhum elétrico tinha feito no mercado europeu

Mercado

Histórico. Tesla Model Y fez o que nenhum elétrico tinha feito no mercado europeu

O Tesla Model Y continua a fazer história no mercado europeu, mas não é o único destaque nos números do primeiro semestre.

Tesla Model Y frente 3/4
© Tesla

O Tesla Model Y voltou a fazer história, ao ter sido o modelo mais vendido na Europa nos primeiros seis meses de 2023, à frente do Dacia Sandero e do Volkswagen T-Roc.

Esta é a primeira vez que um carro 100% elétrico lidera as tabelas de vendas ao fim de um semestre no mercado europeu. Um feito inédito que o Model Y alcança depois de ter sido o modelo mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2023.

Tesla Model Y perfil
© Tesla Tesla Model Y

De acordo com os dados da Dataforce, divulgados pela Automotive News Europe, a Tesla vendeu 125 144 unidades do Model Y na Europa na primeira metade do ano, o que representa um incremento de 211,7% face ao período homólogo de 2022.

Tesla Model Y liderou em três meses distintos

Contudo, as vendas do modelo mais popular da Tesla não foram lineares ao longo destes primeiros seis meses de 2023.

Em janeiro, por exemplo, o Model Y foi apenas o 17.º mais vendido da Europa; em fevereiro alcançou pela primeira vez (este ano) o primeiro lugar da tabela de vendas no «velho continente».

Já em março, que por tradição é um dos meses em que a Tesla regista mais vendas, os números do Model Y voltaram a disparar — mais 140% e 46 282 unidades vendidas.

Em abril voltou a cair para o 17.º posto dos modelos mais vendidos na Europa, algo que acabaria por mudar em maio, ainda que nesse mês o rei das vendas no continente europeu tenha sido o Dacia Sandero.

Por fim, em junho, o Model Y alcançou o segundo melhor mês do ano até agora (só março foi melhor), com 29 765 unidades vendidas na Europa (mais 104% que o período hómologo).

Dacia Sandero não está longe

O Dacia Sandero foi o segundo modelo mais vendido na Europa na primeira metade de 2023 e está a apenas 6261 unidades do Tesla Model Y — a luta promete ser renhida até ao final do ano pela liderança do mercado europeu.

O curioso é o quão diferentes são os dois automóveis preferidos dos europeus.

O Model Y é um SUV 100% elétrico cujos preços no nosso país arrancam nos 45 490 euros. Já o Sandero, é um utilitário do segmento B exclusivamente a combustão e o automóvel novo mais barato do mercado, com preços que se iniciam nos 12 200 euros.

Dacia Sandero Stepway Extreme
© Dacia O Dacia Sandero Stepway ganhou recentemente uma nova versão, mas equipada, denominada Extreme

Opiniões sobre o mercado europeu à parte, que certamente teremos oportunidade de visitar noutra ocasião, importa dizer que as vendas do Sandero no primeiro semestre de 2023, na Europa, foram de 118 883 unidades, o que representa um crescimento de 25,9% face ao mesmo período do ano passado.

Logo abaixo, na terceira posição, aparece o «nosso» Volkswagen T-Roc, produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela — excepto o T-Roc Cabrio. O SUV da marca germânica somou 107 249 unidades vendidas, estando a mais de 11 mil exemplares de distância do modelo da Dacia.

Volkswagen T-Roc@pt
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Volkswagen T-Roc@pt

Opel Corsa e Peugeot 208 fecham o Top 5

A fechar o Top 5 aparecem dois modelos que partilham quase tudo entre si: o Opel Corsa (102 082 unidades) e o Peugeot 208 (101 151 unidades), ainda que este último tenha registado um declínio de 5,1% nas vendas, por oposição com os primeiros seis meses do ano anterior.

Porém, e sabendo que o Peugeot 208 acaba de ser renovado, é de esperar que as vendas do pequeno utilitário da marca do leão voltem a disparar no segundo semestre do ano. Afinal estamos a falar do modelo mais vendido na Europa em 2022.

Dacia Jogger entre os modelos que mais cresceram

Se compararmos os primeiros seis meses de 2023 com o mesmo período do ano passado, o Model Y foi aquele que registou a maior subida: 211,7%, tal como vimos acima.

Contudo, além do modelo da Tesla, só houve outra proposta a alcançar um crescimento de vendas na casa dos três dígitos: o Dacia Jogger, que vendeu 43 744 unidades, mais 118,8% do que no período homólogo de 2022.

Peugeot 3008, Fiat Panda e Toyota Corolla entre os que mais caíram

Em direção oposta, o Peugeot 3008 (-10,2%), o Fiat Panda (-12,2%) e o Toyota Corolla (-11,6%) foram os únicos entre os 50 modelos mais vendidos da Europa no primeiro semestre a alcançar uma descida de dois dígitos face ao mesmo período do ano passado.