Notícias Tesla Cybertruck na Europa. Saiba porque não está disponível aqui

Mercado

Tesla Cybertruck na Europa. Saiba porque não está disponível aqui

Colocar a Tesla Cybertruck no mercado europeu poderá ser um desafio ainda maior do que entregar as primeiras unidades nos Estados Unidos.

Tesla Cybertruck 3/4 de traseira
© Tesla

Já passaram cerca de quatro anos desde que Elon Musk nos mostrou o primeiro protótipo da Tesla Cybertruck. A adesão foi incrível e o número de pré-reservas bateu recordes, não apenas na América do Norte, mas um pouco por todo o mundo, Europa incluída.

Passados quatro anos, as primeiras unidades de produção já foram entregues, mas apenas nos EUA. Já no que diz respeito ao mercado europeu, a chegada da Tesla Cybertruck poderá demorar, mas o mais certo é nem sequer vir a acontecer.

© Tesla

Desde o formato da nova pick-up da Tesla, ao seu tamanho (bem maior que uma Ford Ranger, por ex.) e peso, entre outras questões, afastam-na do que poderá ser considerado aceitável desde lado do oceano, como a impossibilitam de cumprir certos regulamentos.

A afirmação tem origem na própria Tesla, através de um dos responsáveis pelo departamento de engenharia de veículos, em declarações à Top Gear dos Países-Baixos.

“Em primeiro lugar, o mercado das pick-up nos Estados Unidos é enorme, ao contrário da Europa. Depois, os regulamentos europeus exigem um arredondamento de 3,2 mm nas arestas dos componentes salientes. Infelizmente, é impossível fazer um arredondamento de 3,2 mm numa folha de aço inoxidável de 1,4 mm”.

Lars Maravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla

Além destas questões técnicas, há ainda o facto de a pick-up da Tesla ter uma tara superior a 3,1 toneladas (versão trimotor) e um peso bruto de 4238 kg (tara mais os 1134 kg de carga útil). Valor que classifica a Cybertruck na Europa como um veículo pesado (peso bruto superior a 3500 kg).

Isso implica que já seria necessário ter carta de condução da categoria C (veículos pesados) para a podermos conduzir legalmente.

Será a Cybertruck um fruto proibido?

Todo o hype gerado em torno da nova Tesla Cybertruck faz com que este seja um dos veículos mais desejados do momento.

A sua comercialização no mercado europeu, no entanto, nunca foi uma prioridade — as pick-up não vendem em grande número.

Tesla Cybertruck
© Tesla

Apesar de tudo isto, na página portuguesa dedicada a este modelo continua a marcar presença a informação de que a Cybertruck estará disponível em 2025, mas apenas na versão de tração traseira, com um único motor elétrico e 402 km de autonomia.

Será que a Tesla irá investir na adaptação da Cybertruck para poder ser comercializada no «velho continente»?