Notícias O renovado SEAT Ateca separa-se do 1.6 TDI. Que mais novidades traz?

Apresentação

O renovado SEAT Ateca separa-se do 1.6 TDI. Que mais novidades traz?

Depois de já o termos visto num teaser, aqui está o renovado SEAT Ateca. Fica a conhecer todas as novidades que esta renovação trouxe ao SUV espanhol.

SEAT Ateca 2020

O renovado SEAT Ateca é o típico restyling de meia idade que a marca espanhola decidiu agora revelar.

Com mais de 300 mil unidades vendidas desde 2016, o SEAT Ateca é um caso sério de sucesso no seio da marca espanhola, e para manter esse sucesso e competitividade no muito concorrido segmento dos SUV, há que manter a frescura do modelo

Assim, desde mudanças estéticas até um reforço tecnológico e até a substituição de um motor Diesel, fica a par de todas as novidades do renovado SEAT Ateca.

VÊ TAMBÉM: SEAT Ibiza e Arona dizem adeus aos motores Diesel
renovado SEAT Ateca 2020

O que mudou no exterior?

Como é óbvio, tratando-se de um restyling as mudanças no exterior não foram dramáticas. Ainda assim, é notória a aproximação à linguagem estilística inaugurada com o Tarraco e agora seguida pelo novo Leon.

Na dianteira, destacam-se os faróis LED redesenhados (mais parecidos com os do Leon), a nova grelha e o novo para-choques.

Já na traseira, e como deixava antecipar teaser revelado na semana passada, os faróis LED também têm um novo desenho, o para-choques é novo assim como as saídas de escape.

Curiosamente, a adoção de novos para-choques fez o Ateca crescer 18 mm em comprimento (mede agora 4,381 mm).

Por fim, no capítulo estético há ainda a destacar as novas jantes (de 17” até 19”), as novas cores, o novo lettering e ainda a estreia de uma versão mais “radical” designada Xperience.

VÊ TAMBÉM: Mais que um simples restyling. O que esconde o renovado Hyundai Santa Fe?

O que mudou no interior?

Apesar de parecer tudo igual, no interior o renovado SEAT Ateca também conta com novidades.

Assim sendo, a principal novidade é o novo painel de instrumentos digital com 10,25” e o revisto sistema de infotainment com um ecrã de 8,25” ou 9,2”.

SEAT Ateca 2020

Para além disto, há um novo volante, novos materiais e novos revestimentos dos bancos. Por falar em bancos, o do condutor pode ser elétrico com oito ajustes e memória.

VÊ TAMBÉM: i-Cockpit 100% digital chega ao Peugeot 308

Conetividade em alta

Como seria de esperar, as grandes novidades do renovado SEAT Ateca dizem respeito à conetividade.

Assim sendo, o SUV espanhol passou a contar com um novo sistema de reconhecimento de voz e o Apple CarPlay e Android Auto passaram a ligar-se sem fios graças ao sistema Full Link.

SEAT Ateca 2020

Para além disto, o Ateca conta ainda com navegação online (graças aos Apple Maps) e conta com um cartão eSIM.

Há ainda a destacar a app SEAT Connect que permite controlar remotamente várias funções como o trancar e destrancar das portas, aceder à autonomia e até localizar o carro e a adoção de quatro entradas USB tipo C.

VÊ TAMBÉM: Mazda CX-30 e Mazda3 recebem versão mais potente do motor 2.0 Skyactiv-G

Motores revistos e o adeus ao 1.6 TDI

No que à mecânica diz respeito, o SEAT Ateca viu todos os seus motores serem revistos, contando com três opções a gasolina e duas Diesel.

A oferta a gasolina arranca no 1.0 TSI de três cilindros, 110 cv, que trabalha de acordo com o ciclo Miller e surge associado a uma caixa de velocidades manual.

Acima deste surge o 1.5 TSI de 150 cv. Dotado do sistema Active Cylinder Management, este pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou DSG de sete velocidades.

VÊ TAMBÉM: O Ford Fiesta agora também é mild-hybrid. Mas há mais novidades

Por fim, no topo da oferta a gasolina surge o 2.0 TSI com 190 cv e que está, exclusivamente, disponível com o sistema de tração integral 4Drive e caixa DSG.

Já no que aos Diesel diz respeito, o 1.6 TDI, uma das versões mais populares do modelo, deixou de fazer parte do catálogo, com o 2.0 TDI a passar a ser o único bloco Diesel disponível.

O 2.0 TDI surge em dois níveis de potência: 115 cv e caixa manual de seis velocidades ou 150 cv com caixa manual ou DSG (em opção esta variante pode ter o sistema 4Drive).

O que não vemos no renovado Ateca são as motorizações mild-hybrid do 1.0 TSI e 1.5 TSI que o novo Leon introduziu na marca espanhola.

SEAT Ateca 2020
VÊ TAMBÉM: Novos motores para o renovado Jeep Compass. Todos os preços

Mais seguro

Por fim, a renovação de que foi alvo trouxe ao SEAT Ateca um reforço ao nível dos sistemas de segurança e ajuda à condução.

Assim sendo, o SUV espanhol apresenta-se com sistemas como o Predictive Adaptive Cruise Control, Side e Exit Assist e ainda o Front Assist com travagem pré-colisão.

Renovado SEAT Ateca 2020
VÊ TAMBÉM: Toyota Hilux renova-se e recebe nova “cara” e um novo motor

Produzido na fábrica da Skoda em Kvasiny, na República Checa, ainda não se sabe quando é que o revisto SEAT Ateca tem chegada ao mercado prevista para o mês de setembro, mas os seus preços ainda não foram divulgados.

Atualização a 23 de setembro às 9:23— Foi adicionada a data prevista para a chegada ao mercado.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola