Notícias Mais que um simples restyling. O que esconde o renovado Hyundai Santa Fe?

Apresentação

Mais que um simples restyling. O que esconde o renovado Hyundai Santa Fe?

O renovado Hyundai Santa Fe esconde mais alterações do que aquelas que aparenta. O SUV sul-coreano chega ao mercado ainda este ano.

Hyundai Santa Fe 2021

Apesar de ainda relativamente “fresco” no mercado — a atual geração chegou até nós em 2018 —, será lançado ainda este ano um (bastante) renovado Hyundai Santa Fe, o maior SUV da marca sul-coreana disponível na Europa.

Não será difícil distinguir o “novo” do “velho”. O Santa Fe viu a sua frente profundamente reestilizada, com destaque para a grelha dianteira que agora se expande a praticamente toda a largura. Esta não só apresenta um padrão 3D, como passa a integrar novos faróis.

Apesar de ainda manter as distintas óticas bipartidas, as duas passam a estar “unidas” através de uma nova assinatura luminosa em “T”, que também servirá como indicador de direção.

COMPARA COM O ATUAL: Hyundai Santa Fe 2.2 CRDi testado. Expetativas superadas
Hyundai Santa Fe 2021

Na restante carroçaria as diferenças são mais discretas. As proteções em plástico que contornam a carroçaria passam a ser da cor desta, e na traseira temos agora óticas redesenhadas com uma fina faixa refletora a uni-las, assim como novos para-choques. Por fim, temos jantes de novo desenho de 19″ e 20″ (uma estreia no modelo).

Por dentro…

…do renovado Hyundai Santa Fe o destaque vai todo para a nova, sobreelevada e flutuante consola central — esta passa a integrar o novo seletor shift-by-wire da transmissão e um novo seletor Terrain Mode, que altera os modos de condução, ou quando em condução fora de estrada, altera vários parâmetros dependendo do tipo de terreno.

A encimar a consola central também vemos um novo ecrã tátil para o sistema de info-entretenimento que cresce das 7″ do modelo atual para umas bem mais expressivas 10,25″ (de série). O painel de instrumentos também passa a ser totalmente digital (12,3″).

VÊ TAMBÉM: Hyundai i10 (2020) testado. Será um dos melhores citadinos da atualidade?

Renovado Hyundai Santa Fe… eletrificado

Atualmente disponível em Portugal apenas com uma motorização Diesel, com a renovação do SUV sul-coreano, veremos serem introduzidas duas motorizações eletrificadas Smartstream, provavelmente as mesmas que já vimos ser anunciadas para o novo Kia Sorento.

Hyundai Santa Fe 2021

A Hyundai anuncia para o Santa Fe uma motorização híbrida e outra híbrida plug-in, sem, no entanto, avançar com qualquer especificação sobre as novas motorizações.

VÊ TAMBÉM: Hyundai Kauai Electric ganhou 8% de autonomia com apenas uma alteração

Restyling, mas com nova plataforma?

A Hyundai anuncia ainda que o renovado Santa Fe é o seu primeiro modelo destinado à Europa a assentar sobre a sua nova plataforma de terceira geração. Não é nada comum num restyling ou atualização ver um modelo mudar de plataforma — não é inédito —, quando tanto do que vemos transita do modelo que já conhecemos.

Dito isto, a Hyundai diz que a nova plataforma integra um novo sistema de controlo do fluxo de ar através do compartimento do motor, que permite uma melhor dissipação de calor.

A estabilidade aerodinâmica na parte inferior do SUV sai, assim, beneficiada, sendo igualmente auxiliada pelo reposicionamento mais em baixo na plataforma de vários componentes mais pesados — o centro de gravidade é também mais baixo, de acordo com a Hyundai. Há ainda novos pontos de fixação para os braços da direção, mais próximos do centro das rodas dianteiras, prometendo uma superior agilidade.

O refinamento a bordo do renovado Hyundai Santa Fe deverá ser superior, devido ao reforço de sistemas de isolamento acústico em partes mais sensíveis às vibrações.

A Hyundai anuncia ainda que a nova plataforma é capaz de melhor absorver o impacto de uma colisão, minimizando a deformação do célula de sobrevivência (habitáculo). Tudo graças à otimização da estrutura com deformação pré-programada, estampagem a quente e a integração de uma placa de aço de alta-resistência.

VÊ TAMBÉM: 5 estrelas mais difíceis? Protocolos de testes do Euro NCAP mais exigentes

Quando chega?

Quase a comemorar 20 anos de vida, o renovado Hyundai Santa Fe começa a chegar aos mais variados mercados europeus a partir do próximo mês de setembro. De momento ainda não foram avançadas informações relativamente à gama nacional ou preços.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Audi A2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo