Vídeo
Novo SEAT Leon FR 2020 testado. Mudou tudo, mas está melhor?
O novo SEAT Leon FR 2020 é o primeiro dos novos Leon a ser testado por nós em solo nacional. Muita coisa mudou na nova geração, mas será que está melhor?

Inédito. Pela primeira vez numa apresentação de um novo modelo, não fomos nós de encontro ao carro… o carro veio até nós. O SEAT Leon FR 2020 que podem ver neste teste foi entregue… na garagem do Diogo, devidamente desinfetado e com um kit de proteção individual. Sem dúvida que vivemos tempos diferentes.
Foi o peculiar início deste teste ao novo SEAT Leon, que já se encontra à venda em Portugal.
E muitas são as expectativas para a quarta geração do modelo, pois o seu antecessor imediato não só tem sido o modelo da SEAT mais vendido, como também é a geração do Leon mais vendida de sempre, sendo responsável por quase metade das 2,3 milhões de unidades vendidas do Leon desde a primeira geração em 1999.
VÊ TAMBÉM: Fica a saber os preços do novo SEAT Leon em PortugalNeste vídeo o Diogo Teixeira testa o novo SEAT Leon FR 2020, com a, para já, motorização de topo a gasolina, o 1.5 eTSI de 150 cv. Muita coisa mudou, mas será que está melhor?
Em destaque
O “nosso” SEAT Leon FR 2020, a versão com ênfase na dinâmica e desportividade, além de ser, de momento, o mais potente Leon a octanas que podes comprar, é também auxiliado por um sistema mild-hybrid de 48 V — justificando a sigla eTSI. Sistema que tem o potencial de reduzir os consumos e emissões, como também, em certas condições, o de fornecer um “boost” extra auxiliando a aceleração.
Todos os Leon equipados com este sistema mild-hybrid — assim como todos os restantes modelos do Grupo Volkswagen mild-hybrid que derivam da plataforma MQB Evo — surgem associados à transmissão de dupla embraiagem (DSG de sete velocidades).
Outra das novidades introduzidas, e associada também à DSG, passa pelo novo seletor shift-by-wire. Ou seja, o pequeno seletor na consola central deixa de estar fisicamente ligado à transmissão e também deixa de ser possível usá-lo em modo manual. Se quisermos ser nós a mudar de relação, só será possível através das patilhas por detrás do volante.
A unidade do SEAT Leon FR 2020 testada vinha também equipada com suspensão adaptativa, um dos muitos opcionais que equipavam este Leon, adicionando mais de 5000 euros ao preço base.

Preço
unidade ensaiada
Versão base: €33.227
IUC: €137
Classificação Euro NCAP: N/D
- Motor
- Arquitectura: 4 cil. em linha
- Capacidade: 1498 cm3
- Posição: Dianteira Transversal
- Carregamento: Inj. direta, Turbo, Intercooler
- Distribuição: 2 a.c.c., 4 válv. por cilindro
- Potência: 150 cv entre as 5000 rpm e 6000 rpm
- Binário: 250 Nm entre as 1500 rpm e 3500 rpm
- Transmissão
- Tracção: Dianteira
- Caixa de velocidades: Automática, de dupla embraiagem, 7 vel.
- Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4368 mm / 1800 mm / 1442 mm
- Distância entre os eixos: 2686 mm
- Bagageira: 380 l
- Jantes / Pneus: 18"
- Peso: 1361 kg
- Consumo e Performances
- Consumo médio: 5,8 l/100 km
- Emissões de CO2: 134 g/km
- Vel. máxima: 221 km/h
- Aceleração: 8,4s
- Garantias
- Mecânica: 2 anos
Avaliação
- Design
- Interior
- Tecnologia e Segurança
- Motor
- Jantes de 18 polegadas penalizam conforto e ruído
- Infotainment com menus densos
Mais artigos em Testes, Ensaio
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL