Notícias SEAT Ibiza e Arona dizem adeus aos motores Diesel

Adeus Diesel

SEAT Ibiza e Arona dizem adeus aos motores Diesel

A partir do outono, os SEAT Ibiza e Arona vão deixar de contar com motores Diesel. No seu lugar veremos as mais recentes evoluções dos blocos TSI, a gasolina.

SEAT Ibiza FR

As mecânicas a gasolina mais eficientes que nunca e os preços cada vez mais elevados da tecnologia Diesel (cortesia dos sistemas de tratamento de gases de escape cada vez mais complexos) vão fazer com que os SEAT Ibiza e Arona abandonem os motores Diesel a partir do próximo outono.

Atualmente, a oferta de motores Diesel em ambos os modelos assenta exclusivamente no 1.6 TDI de 95 cv, depois de a variante de 115 cv ter sido retirada do mercado há já algum tempo — o Grupo Volkswagen já tinha dito em várias ocasiões que não havia muito mais vida no 1.6 TDI no mercado.

O “adeus” aos motores Diesel na gama dos SEAT Ibiza e Arona será oficial a partir de 31 de outubro, data após a qual a Car and Driver afirma que a marca espanhola vai deixar de aceitar encomendas dos dois modelos com o 1.6 TDI.

VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo SEAT Leon. Tem mais tecnologia e espaço. Fórmula vencedora?
SEAT Arona FR

O que aí vem?

Como seria de esperar, com o desaparecimento do motor Diesel da gama dos modelos de segmento B da SEAT, a marca de Martorell vai reforçar a oferta de motores a gasolina.

Para começar, o 1.0 TSI de três cilindros, com 90 e 110 cv, que funciona de acordo com o ciclo Miller e conta com um turbo de geometria variável, usado pelo SEAT Leon, vai chegar ao Ibiza e ao Arona.

Destinado a substituir o atual 1.0 TSI, de 95 e 115 cv, que equipa os dois modelos, este propulsor oferece o mesmo nível de performance ao mesmo tempo que se revela mais eficiente ao nível dos consumos e emissões.

Já a outra novidade é a chegada — será mais um regresso — da mais recente iteração do 1.5 TSI de 150 cv à gama Ibiza, um motor que já estava disponível no Arona FR.

SEAT Ibiza e Arona Beats Audio
VÊ TAMBÉM: Testámos o SEAT Ibiza 1.6 TDI 95 cv DSG FR. Quanto valem duas siglas?

A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
A SEAT celebra o 70º aniversário. Qual foi o seu primeiro modelo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola