Notícias Rétromobile 2024 abre as portas hoje. Viagem ao passado para todos os gostos

Rétromobile 2024

Rétromobile 2024 abre as portas hoje. Viagem ao passado para todos os gostos

Desde relíquias sobre rodas a workshops para aprendizes… há de tudo no Rétromobile 2024, que estará de portas abertas até domingo, em Paris.

Mercedes 300 SL

A temporada anual de automóveis clássicos, tradicionalmente, começa logo no arranque de fevereiro com o Rétromobile.

O momento do ano é o certo. Os colecionadores de automóveis estão desejosos de mandar os invernos rigorosos para trás das costas e deixar as suas coleções sair à rua — mesmo que protegidas pelos pavilhões da feira de automóveis vintage.

MG MGB GT
© MG MGB GT.

A 48ª edição do Rétromobile terá lugar de 31 de janeiro a 4 de fevereiro com celebrações relevantes, como o 100.º aniversário do fabricante britânico MG (marca que agora pertence ao grupo chinês SAIC). Já a marca Delahaye é um pouco mais velha e sopra as 130 velas.

70 anos de Mercedes-Benz SL

A Mercedes-Benz «preparou confetis» para assinalar os 70 anos do modelo SL neste evento parisiense. O cabeça de cartaz das celebrações é o raramente exposto protótipo 300 SL de corridas (W 194/11), a que muitos chamam “planador” devido às suas formas.

Mercedes-Benz 300 SL (W 194/11)
Mercedes-Benz 300 sL (W 194/11)

Desenvolvido para a temporada automobilística de 1953, foi um dos modelos que antecedeu o 300 SL final (W 198). O “planador” nunca chegou a ter o seu batismo oficial nas pistas, porque a Mercedes decidiu concentrar atenções na Fórmula 1 a partir de 1954.

Há mais para ver. O Museu de Blindados de Saumur (onde se encontra a maior exposição de tanques do mundo) e o Club des Teuf Teuf (o mais antigo clube de proprietários de automóveis antigos de França) mostram com orgulho o tanque Chaffee M24 e oito modelos do pré-guerra da Renault.

Enciclopédias vivas

Este é também o evento certo para novos investidores ou colecionadores entrarem no ramo. O Rétromobile 2024 também oferece workshops organizados pela associação FFVE (Federation Francaise des Vehicules d’Epoque).

Aqui, tem acesso a informação e peritos que podem ajudar a perceber quais os regulamentos e as classes que existem antes que se avance para um mau negócio, mas também ajuda quem já é colecionador a aprender mais sobre técnicas de restauro e informação sobre peças originais.

Este é sítio certo para «pôr à prova» os conhecimentos recém-adquiridos. Pois, no Rétromobile – mais do que na maioria de outros salões de clássicos – muitos automóveis clássicos mudam de dono em transações que movimentam milhões de euros todos os anos.

Por entre os Ferraris a serem leiloados este ano destaca-se o 250 GT Spider California, que foi vendido novo em Hollywood no já muito longínquo ano de 1958. Há também quase 20 coleções completas da Ferrari, incluindo o exclusivo acervo suíço que inclui um 275 GTB Berlinetta, um 250 GT Cabriolet Pininfarina Série 2 com hardtop e o Mercedes-Benz 300 SL Papillon.

Clássicos para todos os gostos

Para quem se inclina mais para carros desportivos, estarão também presentes «jovens» ícones do desporto automóvel como o Citroën DS3 WRC by Sébastien Loeb e o BMW M1 Procar.

Citroën DS3 WRC de Sébastien Loeb, a saltar
© Nic Redhead Citroën DS3 WRC

Assim como outros modelos com exclusividade assegurada como o Lamborghini Sián de 2021 e 13 Porsche, incluindo o 911 S vendido ao três vezes campeão olímpico de esqui Jean-Claude Killy em 1968.

Para quem procura orçamentos mais modelos, existe uma categoria de leilão de veículos até 25 mil euros. A prestigiada leiloeira RM Sotheby’s, por exemplo, vai perguntar “quem dá mais?” por uma miniatura do lendário BMW 328.

miniatura do BMW 328
miniatura do BMW 328

E, finalmente, a cereja no topo do bolo, vão também ser apresentados modelos como o Ferrari 250 GT SWB Berlinetta Competizione by Scaglietti, que deverá merecer pelo menos uns nove milhões de euros, ou um imaculadamente branco Ferrari LaFerrari, com uma cotação de mercado a rondar os quatro milhões.

Por todas estas e outras razões, vale sempre a pena uma visita a Paris, especialmente no próximo fim de semana, especialmente para ver o Rétromobile 2024.

Sabe esta resposta?
Qual foi a marca que criou o modelo Track?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Esqueça os «papa-reformas». Aixam também fez um supercarro todo o terreno