Autopédia Confuso sobre a diferença entre um carro antigo, clássico e histórico? Deixe de estar

Clássicos

Confuso sobre a diferença entre um carro antigo, clássico e histórico? Deixe de estar

Já parou para se questionar qual a diferença entre carros antigos, históricos e clássicos? Neste artigo vai obter as suas respostas.

mercedes-benz_190_-2.5-16
© Mercedes-Benz

A confusão entre o que é um carro antigo, um carro histórico e um carro clássico pode ser grande, mesmo para um entusiasta.

Apesar de parecerem diferentes formas de dizer o mesmo, na realidade há definições distintas para cada um dos termos, pelo menos de acordo com a FIVA (Fédération Internationale des Véhicules Anciens).

peugeot 205 1.6 gti
© Peugeot Peugeot 205 GTI

Carro Antigo

“Antigo” remete para a idade do veículo em causa. Esta classificação é, assim, puramente objetiva. Porém, tem se revelado insuficiente, uma vez que o critério idade permite uma abrangência de um número cada vez maior de veículos.

A definição de carro antigo surgiu da necessidade de identificar e também preservar os veículos que se tornavam obsoletos do ponto de vista tecnológico, mas que tinham valor histórico ou afetivo.

Para ser considerado um carro antigo tem de ter uma certa idade, é óbvio, mas esta varia de país para país: entre os 20 anos e os 35 anos.

Carro Histórico

A definição de carro histórico vai mais além da idade do veículo. Dito isso, de acordo com a FIVA, o carro tem de ter pelo menos 30 anos de idade, mas há outros fatores a que é dado importância.

Desde a sua preservação em condição original ou equiparada (acessórios contemporâneos ou restauro), que não sejam usados no dia a dia, e que tenha um interesse histórico, técnico ou cultural.

Carro Clássico

Esta é a definição mais abrangente. Ao contrário das outras definições, aqui a característica da idade conta muito pouco ou mesmo nada.

As características que mais importam são intrínsecas: qualidade (técnica, estética), a sua importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, pela sua relevância afetiva (carisma).

A definição de clássico pode ser aplicada carros novos que ainda se encontram à venda — um Morgan Super 3, por exemplo.

Estas definições não são mutuamente exclusivas, uma vez que se podemos ter veículos clássicos que podem vir a ser considerados antigos, ou até mesmo históricos.

Sabe esta resposta?
Qual destes veículos não foi um carro da Barbie?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari, Porsche e até Jeep. Barbie tem coleção de carros invejável