Notícias Lembram-se deste Ferrari F40? Há boas notícias

Restauro

Lembram-se deste Ferrari F40? Há boas notícias

Os carros não ardem todos da mesma forma. No caso do Ferrari F40 que ardeu há uns anos nas ruas do Mónaco esta frase aplica-se na plenitude.

Ferrari F40 a arder no Mónaco

Ter um Ferrari F40 na garagem é o sonho de qualquer aficionado de automóveis. É uma afirmação pacífica, julgo eu. É um modelo unânime: toda a gente gosta. Pelo menos quem tem bom gosto — que comece a polémica em 3,2,1…

Polémicas à parte, falámos precisamente sobre isso durante largos minutos neste podcast — quem já ouviu este episódio sabe que era impossível ter sido de outra maneira.

E por favor, não liguem ao Ferrari F50 na capa deste episódio:

Uma conversa animada, que me recordou um episódio triste e que radicou neste artigo sobre o incêndio de um Ferrari F40 em 2020 nas ruas do Mónaco.

Foi praticamente consumido pelas chamas — e aqui a palavra “praticamente” faz toda a diferença. Estas imagens podem impressionar os mais sensíveis.

Há boas notícias

Fui novamente à procura de informações sobre este Ferrari F40 e tive uma agradável surpresa. Este F40 foi totalmente restaurado e devolvido à sua forma original.

O processo de restauro foi levado a cabo pela RM Autosport, uma empresa monegasca especializada em supercarros.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Prancing Classics (@prancingclassics)

Infelizmente não existem imagens do resultado final, que seguramente não deve ficar nada a dever à sua condição original.

Quando falamos de supercarros exclusivos, não são feitas concessões no processo de restauro. Nem as próprias marcas ficam alheias a todo o processo. Não é apenas uma questão de valores, é também uma questão de legado.

Ferrari F40 carbonizado, traseira 3/4

Não é apenas um supercarro

É que já passaram mais de 35 anos desde o lançamento do Ferrari F40 e este modelo continua a ser considerado por muitos o pináculo da marca — além de ter sido o último lançado com Enzo Ferrari, fundador da marca, em vida.

É um daqueles modelos cujos números não dizem tudo. Não era apenas um supercarro com um nobre motor V8 biturbo com mais de 470 cv.

O Ferrari F40 era sobre competição, tecnologia e claro, paixão. Uma paixão que neste caso foi mais ardente do que devia…

Agora, algures no mundo, no interior de uma garagem, este Ferrari F40 repousa novamente em toda a sua glória. Tal e qual uma Fénix renascida das cinzas. Muito provavelmente, mais ou menos assim:

Ferrari F40

Felizmente ou infelizmente, o caso deste F40 não é caso único. Há poucos meses publicámos um artigo onde dávamos conta de outro cavalino rampante ardido: um Ferrari 500 Mondial Spider destruído por um incêndio numa corrida.

Mais uma vez, as imagens podem impressionar. As imagens e o preço pelo qual foi a leilão…