Notícias Tem carro a gasóleo? Prevê-se que preço suba na próxima semana

Combustíveis

Tem carro a gasóleo? Prevê-se que preço suba na próxima semana

Estima-se que na próxima segunda-feira o preço dos combustíveis só sofra alterações ao nível do gasóleo. Preço da gasolina deverá manter-se.

Pistola de abastecimento de gasolina
© Engin Akyurt / Unsplash

Se nesta semana vimos a gasolina subir de preço, com o do gasóleo a manter-se estável, na próxima semana será o inverso: o gasóleo vai subir de preço enquanto a gasolina deverá manter o preço.

Relembre que nas últimas duas semanas o preço dos combustíveis têm seguido trajetórias distintas. O preço da gasolina tem sofrido aumentos ligeiros, mas o do gasóleo tem vindo a descer.

Assim, as previsões por fontes do setor apontam que a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro, o preço do gasóleo simples irá subir 0,01 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 não deverá sofrer alterações.

Contas feitas, o preço médio do gasóleo simples deverá ser de 1,56 €/l e de 1,645 €/l no que diz respeito à gasolina simples 95.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 11 de janeiro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar que estes valores não irão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e com o novo ano ainda não sofreram alterações.

leia também: Este Toyota vai ser produzido em Portugal e os testes já começaram

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Que tipos de tecnologias de automóveis elétricos existem?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os automóveis elétricos não são todos iguais. Fiquem a conhecê-los