Notícias Ano começa com (pequena) surpresa. Afinal o preço da gasolina não subiu

Combustíveis

Ano começa com (pequena) surpresa. Afinal o preço da gasolina não subiu

Ao invés do que foi previsto no final da semana passada, o preço da gasolina não subiu, tendo até descido em algumas das gasolineiras.

Pessoa retira mangueira de combustível

Ao contrário do que se fazia prever no final da semana passada, o início do ano não começou com um aumento do preço da gasolina. Já o valor do gasóleo desceu, tal como estava antecipado.

Desde o final da última semana (29 de dezembro), que se registou uma diminuição no preço do gasóleo simples de 0,019 euros por litro, enquanto o preço da gasolina não sofreu qualquer alteração.

Assim, o preço médio do gasóleo simples fixou-se no início desta semana nos 1,566 €/l, enquanto o da gasolina simples (95) está nos 1,646 €/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de sexta-feira, dia 29 de dezembro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível. Estes são apenas preços médios e indicativos.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

Nas principais gasolineiras, a BP e a Repsol desceram a gasolina em meio cêntimo por litro, e o gasóleo em quatro cêntimos e três cêntimos respetivamente. Já a Galp desceu o preço do gasóleo em 3,5 cêntimos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e com o novo ano ainda não sofreram alterações.

Veja ainda: Inspeções vão ficar mais caras em 2024. Saiba quanto vai pagar

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais gasolina