Notícias Descida de preços acabou. Combustíveis vão ficar mais caros no dia de Natal

Combustíveis

Descida de preços acabou. Combustíveis vão ficar mais caros no dia de Natal

Depois de oito semanas consecutivas a descer, o preço dos combustíveis deverá subir na última semana deste ano de 2023.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

Teria de acontecer mais cedo ou mais tarde… A trajetória descendente do preço dos combustíveis nos últimos dois meses deverá terminar com o início da próxima semana, 25 de dezembro, dia de Natal.

O preço do petróleo tem estado a subir nas últimas duas semanas, tendo só esta semana dado um salto de mais de 4% (o Brent está acima dos 79 dólares, à hora de publicação deste artigo).

As previsões por fontes do setor, apontam, por isso, que a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de dezembro, o preço do gasóleo simples irá subir 3,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá subir dois cêntimos por litro.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

Assim, o preço médio dos combustíveis na próxima semana deverá ser de 1,587 €/l no caso do gasóleo simples e de 1,647 €/l no que diz respeito à gasolina simples.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 21 de dezembro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar que estes valores não irão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi no passado mês de outubro a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e foi anunciado que não se previam quaisquer alterações até 2024.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina, pelo menos, até ao final do corrente ano.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.