Notícias Início de 2024 arranca com preço dos combustíveis em direções opostas

Combustíveis

Início de 2024 arranca com preço dos combustíveis em direções opostas

O ano de 2024 começa com boas e más notícias em relação ao preço dos combustíveis: o gasóleo deverá descer, mas a gasolina poderá subir.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo

O início de 2024 deverá começar «agridoce» em relação ao preço dos combustíveis, prevendo-se uma descida no preço do gasóleo e um aumento no preço da gasolina.

Recorde que na semana passada se tinha registado um aumento no preço de ambos os combustíveis, consequência do aumento do valor do Brent, que serve de referência para o petróleo comprado na Europa.

Apesar da subida registada nas últimas duas semanas, o preço do petróleo deverá terminar em 2023 cerca de 10% mais baixo, quando comparado com as subidas de 2021 e 2022.

Posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Gasóleo a descer, mas gasolina a subir

As previsões por fontes do setor apontam que a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de janeiro, o preço do gasóleo simples irá descer três cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá aumentar meio cêntimo por litro.

Assim, o preço médio do gasóleo simples deverá ser de 1,536 €/l e de 1,651 €/l no que diz respeito à gasolina simples 95.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 28 de dezembro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar que estes valores não irão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi no passado mês de outubro a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e prometem continuar em 2024. Fica apenas por saber se serão atualizadas com o início do novo ano ou se manterão os valores atuais.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina, pelo menos, até ao final do corrente ano.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Qual era o modelo do "General Lee", da série The Dukes of Hazzard?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Do KITT ao Eleanor. Personagens de quatro rodas que ganharam nome próprio