Notícias Este Toyota vai ser produzido em Portugal e os testes já começaram

Indústria

Este Toyota vai ser produzido em Portugal e os testes já começaram

A primeira unidade do Toyota APM produzida em Ovar foi apresentada oficialmente num evento com a presença do Primeiro Ministro.

António Costa no Toyota APM em Ovar
© Toyota

Já tínhamos conhecido o protótipo do Toyota APM (Accessible People Mover) em Bruxelas, durante mais uma edição do Fórum Kenshiki, além de outros modelos.

Foi agora confirmado que o novo e pequeno veículo de mobilidade elétrica inclusiva será produzido em Portugal, na fábrica de Ovar, e as primeiras unidades de pré-produção já estão a circular.

O primeiro dos Toyota APM foi ontem apresentado — e conduzido — pelo primeiro-ministro demissionário, António Costa, durante um evento realizado na fábrica de Ovar, no qual também estiveram presentes vários membros do Governo.

Este pequeno veículo elétrico multifunções representa a visão da Toyota de “Mobilidade para Todos” e terá uma missão específica nos próximos Jogos Olímpicos (e Paraolímpicos) de Paris, que se vão realizar este ano — a Toyota é a parceira mundial de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paraolímpico Internacional (IPC).

A sua missão será a de assegurar o transporte de atletas, organizadores e voluntários em diversas instalações, incluindo os locais onde são realizados eventos ou competições e outros locais oficiais, como a Aldeia dos Atletas. Para mais, o Toyota APM permite transportar facilmente espetadores com mobilidade reduzida.

O interior do Toyota APM foi ainda desenvolvido para que possa ser utilizado como transporte de pequenas mercadorias e até como um veículo de assistência a uma eventual emergência médica.

Após a sua utilização durante os Jogos Olímpicos deste ano, as 250 unidades do Toyota APM vão permanecer em solo francês, sendo que todas serão atribuídas a instituições médicas, lares ou a alguns recintos desportivos.

A autonomia do Toyota APM ronda os 100 km e a sua velocidade máxima está limitada a 20 km/h. A produção em série das 250 unidades previstas terá início em fevereiro.

Sabe esta resposta?
O protótipo da Toyota "Space Mobility" está a ser desenvolvido com o objetivo de conseguir circular...
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota faz protótipo para ir fora de estrada e… do planeta