Notícias Semana arranca com (ligeiro) aumento do preço da gasolina

Combustíveis

Semana arranca com (ligeiro) aumento do preço da gasolina

No início desta semana o preço dos combustíveis não sofreu praticamente qualquer alteração, à exceção da subida marginal da gasolina.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo

As previsões feitas no final da semana passada confirmam-se. O preço da gasolina aumentou marginalmente, não se notando alterações no preço do gasóleo.

Desde a última sexta-feira, 5 de janeiro, que se registou um muito ligeiro aumento no preço médio da gasolina em 0,003 cêntimos, enquanto o preço do gasóleo manteve-se idêntico ao da semana anterior.

Assim, o preço médio do gasóleo simples fixou-se no início desta semana nos 1,552 €/l, enquanto o da gasolina simples 95 está nos 1,644 €/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de sexta-feira, dia 5 de janeiro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível. Estes são apenas preços médios e indicativos.

Posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Nas principais gasolineiras, a BP e a Repsol aumentaram o preço da gasolina em meio cêntimo por litro, sendo que, a Repsol desceu ainda o preço do gasóleo em meio cêntimo. Para além disso, a Galp subiu o valor do gasóleo em meio cêntimo.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e com o novo ano ainda não sofreram alterações.

Leia também: Autódromo do Estoril vai ser vendido. Concurso avança com próximo Governo

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais gasolina