Notícias «Desconto fiscal» no gasóleo e gasolina vai continuar em 2024?

Combustíveis

«Desconto fiscal» no gasóleo e gasolina vai continuar em 2024?

Não está previsto, nem no Orçamento do Estado para 2024, nem na portaria em vigor, uma data para o fim do apoio ao combustíveis fósseis.

Pessoa a pegar na pistola do posto de Combustível

Ano novo nem sempre significa mudanças. De acordo com fontes do setor, a entrada em 2024 não se vai traduzir no fim das medidas de apoio ao preço dos combustíveis, que foram inicialmente implementadas pouco tempo depois da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

No entanto, relembramos que desde a publicação da portaria de 25 de setembro de 2023, não houve atualizações a essas mesmas medidas. Nessa portaria ficou estabelecido que a redução da carga fiscal seria de 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

Ao contrário de outras portarias que têm uma data limite anunciada, para esta não há um fim anunciado. Ou seja, enquanto não for anunciada uma data, a medida manter-se-á em vigor.

O que vai mudar em 2024?

Apesar de ter sido feita menção pelo Executivo, em diversos comunicados, de que estaria “a avaliar regularmente a evolução do mercado de combustíveis (…)”, não foram feitas quaisquer alterações ao regime de apoio aos combustíveis no OE 2024, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2024.

Sabe-se que o facto desta portaria não ter limite oficial é premeditado, de forma a dar tempo ao Executivo para revogar a medida assim que entendesse: “Todos os governos de gestão estão habilitados a fazer alterações, tendo em conta o princípio da necessidade: se é indispensável ao regular funcionamento dos assuntos públicos”, explicou o constitucionalista Paulo Otero, ao Eco.

O preço dos combustíveis continuam em queda há oito semanas seguidas, aproximando-se dos preços que se registavam há uns meses (julho e maio).

Fonte: Eco