Notícias Tem carro a gasolina? Prevê-se subida de preço da gasolina na próxima semana

Combustíveis

Tem carro a gasolina? Prevê-se subida de preço da gasolina na próxima semana

O preço dos combustíveis deverá manter-se estável na próxima semana, à exceção do aumento marginal previsto para o preço da gasolina.

Posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Antecipa-se o início de uma semana que poderá ficar mais cara para quem tem carro a gasolina. As previsões do setor apontam para uma subida, ainda que ligeira, deste combustível.

Recorde que no final da semana anterior também se tinha previsto um aumento no preço da gasolina. No entanto, esse aumento acabou por não se registar.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

As previsões por fontes do setor apontam que a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro, o preço do gasóleo simples irá manter-se, enquanto o da gasolina simples 95 deverá aumentar 0,5 cêntimos por litro.

Gasóleo mantém preço, mas gasolina sobe

Assim, o preço médio do gasóleo simples deverá manter-se no 1,553 €/l. Já no que diz respeito à gasolina simples 95 o preço deverá subir para os 1,691€/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 4 de janeiro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar que estes valores não irão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e com o novo ano ainda não sofreram alterações.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
O que significa o acrónimo KITT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Do KITT ao Eleanor. Personagens de quatro rodas que ganharam nome próprio