Notícias «Herói» ou vândalo. Alguém está a destruir radares de velocidade em Itália

Insólito

«Herói» ou vândalo. Alguém está a destruir radares de velocidade em Itália

Desde 2023 que um anónimo a quem chamam de Fleximan, equipado com uma rebarbadora, anda a destruir radares de velocidade em Itália.

Fleximan
© Colette Murphy

Fleximan é como começaram a chamar ao «super-herói» que, em conjunto (sobretudo) com a sua rebarbadora, anda a destruir os radares de velocidade em Itália.

Apesar de não se saber o que está por detrás destes «ataques», sabe-se que estes coincidem com a altura em que o Estado italiano tentou reforçar o número de radares de velocidade.

Desde 2023 que esta personagem já deitou abaixo 15 radares de velocidade com a sua rebarbadora. Porém, esta não é a sua única aliada. De acordo com filmagens captadas é possível constatar que ele não age sozinho.

Nos seus mais recentes ataques, o Fleximan deixou uma mensagem escrita à mão a dizer “Fleximan sta arrivando” (Fleximan está a chegar).

Opiniões dividem-se

A opinião do público em relação ao Fleximan é mista. Há pessoas que o consideram uma espécie de Robin de Bosques, e outras que consideram as ações deste anónimo um reflexo de uma “cultura que diz às pessoas que elas têm o direito de sentir que as regras não se aplicam a elas”, como declarou a jornalista Paola Di Caro ao BBC.

A realidade é que dos 15 radares que o Fleximan derrubou, dois deles — destruídos com uma arma de pressão de ar —, na área de Pádua eram dos mais rentáveis. Num mês e meio tinham gerado quase 59 mil coimas, o que dá cerca de 1300 coimas por dia, de acordo com o Il Messaggero.

As ações do Fleximan vêm também no seguimento da recente onda de protestos contra a imposição de um novo limite de velocidade de até 30 km/h nas localidades.

Recorde que Itália é o país da Europa com mais radares de velocidade, cerca de 11 mil, comparando a 7700 no Reino Unido, 4700 na Alemanha e 1000 na Espanha. Portugal tem 98 radares de velocidade fixos.

Até agora este «aminimigo» ainda não foi encontrado, nem tem identidade conhecida. No entanto, já há artistas a dedicarem-lhe o seu trabalho, como é o caso do artista de urban street Evyrein.

Sabe esta resposta?
Qual foi a velocidade mais elevada atingida durante 24 Horas de Le Mans?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans