Notícias Gasóleo desce mais que previsto mas continua mais caro que a gasolina

Combustíveis

Gasóleo desce mais que previsto mas continua mais caro que a gasolina

As previsões do preço dos combustíveis que apontavam para uma descida do preço do gasóleo e um aumento da gasolina confirmaram-se.

Combustível gasolina/gasoleo

Na semana passada as previsões para o preço dos combustíveis apontavam para uma descida do preço do gasóleo em quatro cêntimos por litro e um aumento do custo da gasolina em 2,5 cêntimos.

No entanto, o Ministério das Finanças anunciou na última sexta-feira (4 de novembro), ao final da tarde, também alterações aos descontos extraordinários do ISP — devolução do aumento da receita fiscal em sede de IVA e redução do ISP equivalente ao da redução do IVA para 13% — para fazer face ao aumento do preço dos combustíveis no último mês.

Assim, refletindo a subida do preço dos combustíveis, sobe também neste mês de novembro o desconto do ISP: passa a 3,8 cêntimos por litro para o gasóleo e 1,4 cêntimos por litro para a gasolina.

A NÃO PERDER: Para poupar energia Governo propõe reduzir a velocidade máxima para 100 km/h

Isto traduz-se numa diminuição da carga fiscal de 32,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 27,6 cêntimos por litro na gasolina — até ao final desta semana, este desconto temporário no ISP era de, respetivamente, 28,3 cêntimos e 26,2 cêntimos.

Sobe e desce dos preços

Chegada a esta segunda-feira, 7 de novembro, as previsões confirmaram-se: o preço médio do gasóleo simples desceu e o da gasolina subiu, mas devido ao aumento do desconto do ISP, o gasóleo baixou mais que o previsto e a gasolina acabou por subir menos.

Entre as principais gasolineiras, a Galp foi a única na qual a gasolina não aumentou, tendo até ficado mais barata 0,4 cêntimos por litro. Quanto ao gasóleo, a descida foi de 7,8 cêntimos por litro, bem mais do que os quatro cêntimos previstos.

Na BP e na Repsol, a descida do preço do gasóleo e subida do preço da gasolina têm exatamente os mesmos valores, respetivamente, sete cêntimos por litro e 1,5 cêntimos por litro.

O panorama geral e tendo como ponto de partida os valores médios registados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), significa que o preço médio do gasóleo simples nesta semana deverá fixar-se nos 1,863 €/l enquanto o da gasolina simples ficará pelos 1,828 €/l. Relembramos que estes valores já incorporam os descontos praticados nos postos de abastecimento.

Fonte: Mais Gasolina, Eco

Sabe esta resposta?
Qual era o consumo anunciado para o Opel Corsa Eco 3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu