Notícias Previsões confirmam-se: gasóleo volta a ficar mais caro que a gasolina

Combustíveis

Previsões confirmam-se: gasóleo volta a ficar mais caro que a gasolina

As previsões confirmaram-se: depois de várias descidas consecutivas o gasóleo voltou a aumentar, mas a gasolina ficou mais barata.

Combustível gasolina/gasoleo

Há quase dois meses que o preço do gasóleo vinha a descer, mas a chegada desta nova semana veio pôr um ponto final nesta tendência. Contudo, nem tudo são «más notícias»: a gasolina voltou a ficar mais barata, ainda que ligeiramente.

Estas alterações confirmaram as previsões do final da semana passada (17 de dezembro) que diziam que o preço do litro de gasóleo simples iria aumentar 7 cêntimos e o da gasolina simples ficaria 0,5 cêntimos por litro mais barato.

Tendo em conta os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira — que já têm em conta os descontos praticados pelas gasolineiras — o preço médio do gasóleo deverá fixar-se, assim, nos 1,623 €/l e o da gasolina simples 95 nos 1,580 €/l.

A NÃO PERDER: Faz mal ao automóvel andar na reserva de combustível?
Pessoa a abastecer carro com gasolina
Esta semana sai mais barato atestar um carro a gasolina. © Bernd Schray

O panorama nas principais gasolineiras

Uma análise à atualização do preço nas principais gasolineiras — Galp, BP e Repsol — mostra-nos que as previsões não foram totalmente cumpridas.

Por exemplo, na Galp o gasóleo subiu mais do que o esperado: o simples ficou 7,5 cêntimos mais caro e o aditivado aumentou 8,5 cêntimos. Além disso, o preço da gasolina aumentou na principal gasolineira nacional: 0,1 cêntimos por litro na gasolina simples 95; 1,1 cêntimos na gasolina 95 aditivada; e 0,7 cêntimos na gasolina simples 98.

Na BP, pelo contrário, a gasolina ficou meio cêntimo mais barata, mas o gasóleo simples aumentou 6,5 cêntimos por litro e o aditivado ficou sete cêntimos mais caro.

Por fim, na Repsol a gasolina desceu um cêntimo por litro, o gasóleo aumentou 5,5 cêntimos e, após várias semanas sem mudanças, o GPL baixou 3,5 cêntimos por litro.

Recorde-se que a influenciar o preço dos combustíveis continuamos a encontrar várias medidas extraordinárias de redução fiscal. Entre elas o mecanismo aplicável no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%, o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis, e a suspensão da atualização da taxa de carbono (em vigor até ao final do ano).

No total estas traduzem-se num desconto da carga fiscal sobre o gasóleo de 27,3 cêntimos por litro e de 24,7 cêntimos por litro de gasolina.

Sabe esta resposta?
Qual era o consumo médio do Opel Corsa Eco 3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu