Notícias Portugal poderá receber fábrica de baterias para automóveis elétricos da chinesa CALB

Indústria

Portugal poderá receber fábrica de baterias para automóveis elétricos da chinesa CALB

A possível fábrica de baterias a ser feita em Portugal será da empresa chinesa China Aviation Lithium Battery Technology (CALB).

Bateria estado sólido 2018

Num comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a chinesa China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) confirmou aquilo que há muito se esperava: também em Portugal poderão ser produzidas baterias para automóveis elétricos.

A CALB anunciou que foi assinado na quarta-feira (ontem) um memorando de entendimento entre a empresa chinesa e uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

No comunicado a CALB ressalva que “não assinou ainda um acordo legalmente vinculativo”. Por isso, “a cooperação contemplada no memorando de entendimento pode ou não avançar”.

A NÃO PERDER: Simoldes faz a primeira célula de iões de sódio “made in” Portugal
Linha de produção baterias

Uma estratégia alargada

Segundo a CALB, a possível instalação de uma fábrica de baterias em Portugal inserir-se-ia numa estratégia que visa a criação de “bases industriais na Europa”.

O memorando de entendimento assinado prevê a aquisição de “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”.

Sabe esta resposta?
Quantos automóveis foram produzidos na Autoeuropa desde a sua inauguração?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Histórico. Já se produziram 3,5 milhões de automóveis na Autoeuropa