Notícias Elétricos com caixa manual «falsa»? Honda é contra

Elétricos

Elétricos com caixa manual «falsa»? Honda é contra

Tanto o diretor executivo da Honda como o responsável pela eletrificação da marca nipónica mostraram-se contra as caixas manuais «falsas» em automóveis elétricos.

Enquanto a Toyota pondera instalar uma «caixa manual simulada» nos seus modelos elétricos, a Honda já se mostrou contra essa ideia.

Em declarações à Car and Driver Toshihiro Mibe, diretor executivo da Honda, e Shinji Aoyama, o diretor de eletrificação da marca, revelaram que é pouco provável que a Honda equipe os seus elétricos com uma tecnologia semelhante à patenteada pela Toyota.

Segundo Aoyama “artificialmente é possível fazê-lo, mas mecanicamente é mais difícil”. O executivo da Honda comparou ainda a «caixa manual simulada» a uma “extensão do controlo de som ativo”, revelando não ser fã da solução.

A NÃO PERDER: Manta GSe ElektroMOD. Ao volante do “restomod” elétrico e de caixa manual da Opel

Já Toshihiro Mibe afirmou mesmo não estar convencido de que seja possível substituir a caixa manual, principalmente no que diz respeito ao prazer de condução normalmente associado a esta solução.

Como diferenciar os elétricos?

De acordo com Shinji Aoyama a Honda vai procurar outras formas de tornar os seus modelos «divertidos de conduzir».

Quando questionados acerca de como será possível diferenciar a experiência de condução dos elétricos da Honda face aos seus rivais, ambos os executivos da marca nipónica apresentaram as mesmas soluções.

Para Toshihiro Mibe e Shinji Aoyama serão a tecnologia das baterias, a forma como estas são «arrumadas», a programação e a engenharia dos motores elétricos, os principais fatores diferenciadores dos seus elétricos.

VEJAM TAMBÉM: Honda e Sony. Primeiro modelo da nova marca chega em 2026

Aposta (quase) total na eletrificação

Recorde-se que a Honda planeia deixar de comercializar modelos com motor de combustão em 2040, visando a neutralidade carbónica em 2050.

Nesse sentido, a marca japonesa prepara-se para investir cerca de 36 mil milhões de euros até 2030, prevendo o lançamento de 30 modelos 100% elétricos em todo o mundo.

Planos de eletrificação da Honda (3)

Entre estes incluem-se até dois desportivos elétricos, mas em nenhum deles a Honda planeia instalar uma «caixa manual simulada».

Fonte: Car and Driver

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Honda E?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Razão vs emoção. Testámos o elétrico Honda E
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Razão vs emoção. Testámos o elétrico Honda E