Notícias Gasóleo desce mas gasolina vai subir na próxima semana. Desconto no ISP também mudou

Combustíveis

Gasóleo desce mas gasolina vai subir na próxima semana. Desconto no ISP também mudou

A previsão de descida do preço do gasóleo e de subida da gasolina não inclui ainda a revisão do desconto no ISP anunciado pelo Governo.

Indicador de combustivel com luz de reserva acesa

Na próxima segunda-feira, 7 de novembro, prevê-se que o preço médio dos combustíveis tenha um comportamento distinto dependendo se no referimos ao gasóleo ou à gasolina.

Caso tenha de atestar a sua viatura a gasóleo, o preço médio por litro deverá cair cerca de quatro cêntimos; mas caso a sua viatura seja a gasolina, o preço médio na bomba deverá ser 2,5 cêntimos superior.

Isso significará que o preço médio do gasóleo deverá ficar-se pelos 1,901 €/l, enquanto o da gasolina deverá fixar-se nos 1,842 €/l, quando consideramos os valores registados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última segunda-feira (31 de outubro). Relembramos que estes valores já incorporam os descontos praticados nos postos de abastecimento.

LEIAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
pessoa retira mangueira de posto de abastecimento

Uma das razões para o comportamento díspar dos preços, com o gasóleo a descer e a gasolina a subir — na semana que passou ambos tinham descido —, prende-se com as temperaturas amenas que a Europa ainda está a sentir.

Isto fez com que a procura por gasóleo na Europa, que é o combustível mais usado para aquecimento no continente, não tenha sido tão elevada como o previsto.

Carga fiscal sobre combustíveis diminui a partir da próxima semana

As variações de preço previstas, contudo, terão de ser recalculadas, pois o Ministério das Finanças anunciou ontem, ao final da tarde, mexidas nos descontos ao Imposto obre os Produtos Petrolíferos (ISP).

De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, não só “as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis mantêm-se em vigor em novembro”, como o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% viu o seu valor ser revisto.

Relembramos que durante o mês de outubro o Governo tinha reduzido o desconto do ISP em cerca de 0,1 cêntimos por litro no gasóleo e 4,4 cêntimos por litro na gasolina, devido à descida do preço dos combustíveis verificada nas semanas anteriores.

Agora, com o preço dos combustíveis a subir, a atualização do desconto do ISP também sobe durante este mês novembro, em 3,8 cêntimos por litro para o gasóleo e 1,4 cêntimos por litro para a gasolina.

Isto traduz-se numa diminuição da carga fiscal de 32,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 27,6 cêntimos por litro na gasolina — até ao final desta semana, este desconto temporário no ISP era de, respetivamente, 28,3 cêntimos e 26,2 cêntimos.

Como vai afetar o preço do gasóleo e gasolina?

Tendo em conta estes valores revistos do desconto no ISP, também as previsões anunciadas para a variação do preço do gasóleo e da gasolina terão de ser revistas.

LEIAM TAMBÉM: OE 2023. ISV e IUC aumentam «à boleia» da inflação

A descida prevista para o gasóleo deverá ser maior que os previstos quatro cêntimos por litro, enquanto o aumento da gasolina deverá ser menor que os 2,5 cêntimos por litro previstos.

Fonte: ECO