Notícias Novo ano arranca com combustíveis mais caros. Gasolina aumenta mais que gasóleo

Preço dos Combustíveis

Novo ano arranca com combustíveis mais caros. Gasolina aumenta mais que gasóleo

Na primeira semana de 2023, prevê-se uma subida no preço tanto do gasóleo e da gasolina. O valor do ISP também vai ser atualizado.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray

O novo ano vai arrancar — a partir do dia 2 de janeiro — com um aumento do preço dos combustíveis, tanto para o gasóleo como para a gasolina.

As previsões apontam para que o gasóleo simples suba entre um e dois cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples deverá subir muito mais, à volta de 5,5 cêntimos por litro.

Tendo como base os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (30 de dezembro) — que já têm em conta os descontos praticados pelas gasolineiras — o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se, assim, nos 1,62 €/l e o da gasolina simples 95 nos 1,666 €/l.

LEIAM TAMBÉM: Faz mal ao automóvel andar na reserva de combustível?
Luz de reserva acesa

ISP atualizado, mas não a taxa de carbono

Apesar da previsão de aumento do preço dos combustíveis, com a entrada do novo ano o Governo decidiu manter em vigor as medidas extraordinárias de redução fiscal, apesar de antes apenas as ter garantido até ao final de 2022.

Não é o que estamos a ver noutros países, como na vizinha Espanha, onde o executivo decidiu simplesmente cortar o apoio de 20 cêntimos por litro com a entrada do novo ano.

Porém, como aconteceu no início de dezembro, veremos o valor dessas medidas ser ajustado no início de janeiro. O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) é o principal visado.

Segundo avança o ECO, a partir do comunicado do Ministério das Finanças, o desconto sobre o ISP será novamente reduzido “em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, em comparação com o mês anterior”.

Contudo, a redução total da carga fiscal sobre os combustíveis não vai diminuir, mas sim subir, passando dos 27,3 cêntimos por litro no gasóleo e de 24,7 cêntimos por litro na gasolina em dezembro para, respetivamente, 35,9 cêntimos e 32,5 cêntimos em janeiro.

A subida do desconto é justificada pela taxa de carbono, que já não é atualizada desde janeiro de 2022. Como refere o comunicado do Ministério das Finanças “importa referir que o total do desconto na carga fiscal aumenta, na medida em que a taxa de carbono a ser fixada para 2023 deveria subir, como consequência da evolução dos preços do comércio europeu de licenças de emissão”.

A suspensão do aumento da taxa de carbono no primeiro mês do ano “resulta num desconto adicional de 13,4 cêntimos por litro no gasóleo e de 12,2 cêntimos por litro na gasolina, face à taxa de carbono que seria fixada em 2023″, refere o comunicado.

O Ministério do Ambiente já admitiu, na semana que passou, que a taxa de carbono será atualizada em 2023, mas de forma gradual. O seu valor atual está em cerca de cinco cêntimos por litro.

Fonte: Eco