Notícias Preço dos combustíveis. Gasolina voltou a subir mas gasóleo ficou mais barato

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Gasolina voltou a subir mas gasóleo ficou mais barato

As previsões da semana passada apontavam para mudanças no preço dos combustíveis, que se verificaram: gasolina está mais cara mas preço do gasóleo desceu.

automóvel abastecer gasolina combustíveis

As previsões do final da semana passada confirmaram-se. A partir desta segunda-feira (26 de dezembro), quando forem abastecer o vosso veículo vão pagar mais pela gasolina e menos pelo gasóleo.

De acordo com o ECO, o preço da gasolina simples 95 vai aumentar dois cêntimos, enquanto o preço do gasóleo simples vai descer um cêntimo.

Assim, e tendo em conta os valores médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) — que já contemplam os descontos aplicados pelas gasolineiras, o preço do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,598 €/l e o da gasolina simples 95 nos 1,602 €/l.

A NÃO PERDER: 1994 Toyota Supra RZ leilão JDM 4
Posto combustível diesel gasolina

Esta atualização nos preços explica-se pela valorização do Brent na última semana, de 6,2%, o maior ganho desde outubro. Na passada sexta-feira o Brent fechou a valorizar 3,6%, com o preço por barril a fixar-se (novamente) acima dos 80 dólares.

Recorde-se que o preço dos combustíveis continua a ser afetado por uma série de medidas fiscais temporárias que mitigam o seu aumento.

Entre elas o mecanismo aplicável no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%, o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis, e a suspensão da atualização da taxa de carbono (em vigor até ao final do ano).

LEIAM TAMBÉM: GPL. Verdadeiro ou falso? O fim das dúvidas e mitos

Isto faz com que o desconto da carga fiscal sobre o gasóleo seja de 27,3 cêntimos por litro no gasóleo e de 24,7 cêntimos por litro na gasolina.

Fonte: ECO