Notícias Preço do gasóleo vai subir e fica acima do preço da gasolina

Combustíveis

Preço do gasóleo vai subir e fica acima do preço da gasolina

Depois de estar a descer nos últimos dois meses, o preço do gasóleo deverá subir, significativamente, já na próxima segunda-feira.

Manómetro indicador do nível de gasóleo

Depois de nesta última semana termos visto o preço por litro do gasóleo simples cair 8-9 cêntimos, no início da próxima semana (19 de dezembro) prevê-se que subirá cerca de sete cêntimos por litro.

Quanto ao preço por litro da gasolina simples deverá manter-se ao mesmo preço ou, quanto muito, descer até ligeiramente cerca de meio cêntimo.

Assim, tendo em conta os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (16 de dezembro) — que já têm em conta os descontos praticados pelas gasolineiras — o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,623 €/l e o da gasolina simples 95 nos 1,58 €/l.

Saiba aqui: Gasóleo está mais caro que a gasolina. Mas porquê?
Posto combustível diesel gasolina

Como se pode constatar, o aumento expressivo previsto para o gasóleo faz com que volte a ficar mais caro do que a gasolina.

LEIAM TAMBÉM:

Por fim, de realçar que o preço dos combustíveis continua a ser afetado pelas medidas fiscais temporárias para mitigar o seu aumento. Relembramos que em dezembro o executivo reduziu o desconto aplicado ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), fazendo com que a carga fiscal subisse 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro.

Contas feitas, o desconto da carga fiscal sobre o gasóleo é de 27,3 cêntimos por litro no gasóleo e de 24,7 cêntimos por litro na gasolina.

Fonte: Eco