Notícias Porsche inaugura fábrica de combustíveis sintéticos. 911 já roda em modo «zero emissões»

Combustíveis sintéticos

Porsche inaugura fábrica de combustíveis sintéticos. 911 já roda em modo «zero emissões»

Após dois anos, a fábrica de combustíveis sintéticos da Porsche no Chile já é realidade. Na fase piloto serão produzidos 130 mil litros por ano.

A Porsche é um dos fabricantes que mais tem apostado nos combustíveis sintéticos. Prova disso é a fábrica que acaba de inaugurar no Chile em conjunto com a Highly Innovative Fuels (HIF).

Anunciada há dois anos, esta fábrica vai ter capacidade, numa primeira fase, para produzir cerca de 130 000 litros de combustíveis sintéticos por ano. Nesta fase embrionária do projeto todo o combustível ali produzido servirá para alimentar o campeonato Porsche Mobil 1 Supercup e os Porsche Experience Centers.

As fases seguintes são de expansão. O objetivo passa por produzir até 55 milhões de litros por ano até 2025. Até ao final da década a Porsche prevê aumentar a capacidade produtiva da fábrica até 10 vezes, ou seja, até aos 550 milhões de litros por ano.

A NÃO PERDER: Combustíveis sintéticos. Quanto poderá custar um litro de gasolina ou gasóleo sintético?

Uma questão de localização

A instalação desta fábrica em Punta Arenas, no Chile, foi tudo menos fortuita. Para produzir estes combustíveis sintéticos a Porsche precisa de água, dióxido de carbono e… eletricidade. Tudo em grande abundância. Condições que o Chile oferece.

Localizada no sul do Chile, Punta Arenas tem vento aproximadamente 270 dias por ano, o que permite que as turbinas eólicas funcionem na sua capacidade máxima mais tempo para produzir eFuel neutro em carbono sem interrupções. Além disso, a proximidade ao Estreito de Magalhães e ao porto de Cabo Negro, permite uma distribuição mais fácil dos combustíveis sintéticos produzidos nesta fábrica.

https://www.youtube.com/watch?v=OZ-ssTfnr1c&t=4s

Um objetivo, dois caminhos

O momento alto da inauguração desta fábrica foi o abastecimento de um Porsche 911 com o combustível ali produzido. Mas as declarações de Barbara Frenkel, Membro do Conselho Executivo para Aquisições da Porsche AG, não devem passar despercebidas.

A Porsche está empenhada num caminho duplo: a e-mobilidade e os eFuels como tecnologia complementar. A utilização de eFuels reduz as emissões de CO2. Ao olhar para todo o setor de transportes, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar a ser promovida a nível mundial.

Barbara Frenkel, Membro do Conselho Executivo para Aquisições da Porsche AG

Esta posição foi reforçada por Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Desenvolvimento e Pesquisa da Porsche AG, que recordou: “Atualmente existem mais de 1,3 mil milhões de veículos com motor a combustão no mundo. Muitos vão continuar nas estradas nas próximas décadas. Os eFuels oferecem aos proprietários desses automóveis uma alternativa quase neutra em carbono”.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos não foi desenvolvido com o auxílio da Porsche
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam