Notícias 20 anos antes da Audi Allroad e da Volvo V70 XC já havia uma AMC Eagle

Leilão

20 anos antes da Audi Allroad e da Volvo V70 XC já havia uma AMC Eagle

Praticamente desconhecido na Europa, o AMC Eagle foi um dos pioneiros entre as carrinhas de "calças arregaçadas" e este exemplar está à venda.

AMC Eagle

Bem antes de o mundo ter conhecido as Volvo V70 XC e Audi A6 Allroad, a pequena marca norte-americana AMC lançou as bases do segmento das “carrinhas de calças arregaçadas” com a AMC Eagle de que te falamos hoje.

Lançada em 1980, a AMC Eagle foi a tentativa da marca — que nos deu modelos como os peculiares Pacer e o Gremlin — de aproveitar o know-how obtido com a mais bem sucedida marca do seu portefólio, a Jeep (na altura era sua propriedade), aplicando-o a modelos com que pudesse enfrentar os “três grandes de Detroit” (General Motors, Ford e Chrysler).

O resultado foi a AMC Eagle, uma carrinha com distância ao solo bem superior ao normal, sempre com tração integral que podia ser ativada através de um simples botão na consola central, e um visual aventureiro que hoje faria, provavelmente, as delícias do mercado.

VÊ TAMBÉM: A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
AMC Eagle
Bring a Trailer

O exemplar à venda

Ora, se ficaste interessado nesta pioneira das “carrinhas de calças arregaçadas” então temos boas notícias. É que no site Bring a Trailer há uma AMC Eagle de 1981 a ser leiloada, estando a licitação mais alta neste momento nos 4000 dólares (cerca de 3500 euros).

De acordo com o anunciante, o seis cilindros em linha com 4.2 l que anima esta AMC Eagle foi reconstruído, contando apenas com 33 800 km. Para além disto, a carrinha norte-americana recebeu ainda novos amortecedores, uma nova bateria e foi pintada há cerca de dez anos.

A NÃO PERDER: Rover Streetwise. O primeiro «vestido» com plásticos para cativar
AMC Eagle
Bring a Trailer

Apesar de não estar imaculada — os alargamentos das cavas das rodas não são de origem; os pneus parecem maiores do que os originais, e no interior os seus 40 anos fazem-se notar em alguns detalhes — a verdade é que, ainda assim, esta AMC Eagle pareceu resistir bem à passagem do tempo.

VÊ TAMBÉM: Porque é que as luzes traseiras nos automóveis são vermelhas?
AMC Eagle
Bring a Trailer

Mais do que um modelo

Ao contrário do que possas pensar, a Eagle não era apenas um modelo da AMC, mas sim toda uma gama. É que para além da carrinha, a AMC contava com um sedã de “calças arregaçadas” e tração integral, um kammback (dois volumes, e três portas) e dois (!) coupés, o AMC Eagle Sport (os americanos definiam-no como um sedã de duas portas) e o AMC Eagle SX/4, uma espécie de pai dos “SUV-Coupé” modernos.

VÊ TAMBÉM: Mercedes já foi dona da Audi. Quando os quatro anéis faziam parte da estrela

Infelizmente, todos estes modelos parecem ter surgido uma década cedo demais — conheceu algum sucesso nos primeiros 2-3 anos de comercialização, sobretudo a carrinha, mas as vendas acabariam por declinar rapidamente com o passar da década.

E em 1987, a própria marca AMC desapareceria (que tinha até uma parceria com a Renault), após aquisição desta por parte da Chrysler.

Sabe esta resposta?
Qual era a velocidade máxima do Fiat Coupé 2.0 20v Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Fiat Coupé 2.0 20v Turbo, o fim da linhagem