Notícias Leilão ainda não fechou e este Dodge Viper ACR já vale mais do que em novo

Leilão

Leilão ainda não fechou e este Dodge Viper ACR já vale mais do que em novo

Um dos Dodge Viper mais radicais de sempre está disponível para venda em leilão, numa das configurações mais desejadas pelos colecionadores.

Dodge Viper ACR - 3/4 de frente
© Bring a Trailer

O Dodge Viper ACR foi uma das derradeiras versões deste «monstro» americano — concebido especialmente para ser super-eficaz em circuitos —, e está um exemplar de 2016 prestes a ser leiloado no Bring a Trailer.

Segundo o odómetro, foram percorridas apenas 3821 milhas desde novo (6149 km), sendo que este Viper ACR teve apenas um proprietário até 2023, quando passou para aquele que está agora a vendê-lo em leilão.

Dodge Viper ACR - 3/4 de traseira
© Bring a Trailer

Apresenta-se no tom GTS-R Blue Pearl, em conjunto com as quase obrigatórias faixas brancas longitudinais.

Inclui também as jantes ACR Venom com 18″ e 19″ de diâmetro (à frente e atrás) e pneus específicos de piso mais desportivo. Atrás destas está um sistema de travagem com discos carbocerâmicos da autoria da Brembo e um diferencial traseiro autoblocante, bem como uma suspensão da Bilstein com ajuste manual.

A enorme asa traseira é regulável e não faltam as saídas de escape laterais, a entrada de ar no tejadilho e diversos apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono.

O habitáculo tem o preto como tom predominante, graças ao forro em pele e Alcantara que vemos nos assentos desportivos da Sabelt, no volante, no tabliê, painéis das portas e na consola central. No entanto, não faltam costuras e cintos de segurança em vermelho.

Numa vertente mais tecnológica, o destaque vai para o monitor central de comando tátil, através do qual se tem acesso ao sistema de navegação e ao sistema de som da Harman Kardon.

Quase um unicórnio

Com pouco mais de 6100 km, o estado de conservação deste Dodge Viper ACR não está muito diferente de quando saiu do concessionário pela primeira vez.

Desde essa altura, apenas foram removidas as grelhas existentes no capô — talvez para que o enorme 8.4 V10 pudesse respirar melhor?

Dodge Viper ACR - motor
© Bring a Trailer
Dodge Viper ACR - vista lateral
© Bring a Trailer

Incluídos na venda estão elementos como o window sticker (documento obrigatório nos EUA sobre o carro que inclui o preço de venda e é colado no para-brisas), onde é visível um preço de venda acima dos 130 mil dólares (cerca de 119 mil euros à taxa de câmbio atual) e todo o equipamento e opcionais da unidade em questão.

À data de publicação deste artigo, faltam menos de seis horas para o fim do leilão, com o valor da última licitação a já ter ultrapassado confortavelmente o preço de venda: 176 mil dólares (161 mil euros).

O que significa a sigla ACR nos Dodge Viper?

O Dodge Viper é um dos desportivos de Detroit mais conhecidos em todo o mundo e as versões ACR (American Club Racing) as mais desejadas pelos entusiastas da condução.

São conhecidas por incluir elementos aerodinâmicos capazes de gerar mais força descendente, bem como diversos outros elementos — ao nível da suspensão e travagem — capazes de melhorar a sua eficácia dinâmica.

Nas versões ACR, o objetivo não é conseguir a velocidade máxima mais elevada, mas sim o melhor desempenho num circuito mais sinuoso.

Isto mantendo o trovejante V10 naturalmente aspirado de 8,4 l com 640 cv de potência. O tom old-school continua no uso de uma caixa manual de seis velocidades da Tremec e a tração é apenas às rodas traseiras — suores frios de série…

Atualizado a 4 de janeiro: As licitações para o Dodge Viper ACR foram subido de mil em mil dólares, à medida em que o leilão se aproximava do seu fecho, acompanhadas de diversos comentários e novas imagens por parte do vendedor.

No entanto, pouco depois das sete da tarde de ontem (hora portuguesa), o contador chegou mesmo ao fim e este Muscle Car moderno de Detroit foi vendido por uns muito «redondos» 200 mil dólares (cerca de 182 500 euros na taxa de câmbio atual).