Notícias Vai a leilão. A história do Porsche 959 comprado pela Nissan

Leilão

Vai a leilão. A história do Porsche 959 comprado pela Nissan

Este Porsche 959 foi restaurado meticulosamente até ao mais simples parafuso. No entanto, o mais interessante é mesmo a sua história.

Porsche 959 3/4 frente
© Broad Arrow Auctions

O final dos anos 80 assistiu à apresentação de alguns dos desportivos mais emblemáticos do mundo automóvel e um deles foi sem dúvida o Porsche 959.

Apesar de ter sido «ensombrado» na altura pelo Ferrari F40, o tempo veio demonstrar que o 959 foi um retrato muito mais fiel do que viriam a ser os desportivos e superdesportivos do futuro. Isto pela tecnologia empregue, que ia da suspensão ajustável em altura e amortecimento, ao seu avançado sistema de tração às quatro rodas.

O sistema de tração às quatro rodas era tão avançado que levou esta unidade específica a ter um primeiro proprietário um pouco diferente do esperado: a Nissan Motor Corporation.

O interesse da Nissan no sistema de tração às quatro rodas do 959 era justificado. O construtor japonês estava a desenvolver um novo sistema de tração integral e por isso entrou em contacto com a Porsche, com o objetivo de adquirir um novo 959 para o estudar. Mas a marca de Estugarda recusou o pedido.

O “não” da Porsche não demoveu a Nissan. Acabaram por conseguir adquirir um, na altura com um preço de 420 mil marcos alemães. A operação foi conseguida através de um dos seus concessionários na Bélgica e assim que o carro foi entregue, seguiu de imediato para o Japão.

Já nas instalações da Nissan, na cidade de Yokohama, o Porsche 959 com o número de chassis WP0ZZZ95ZHS900022 foi totalmente desmontado e estudado. E seria usado como referência para o desenvolvimento do sistema de tração integral (ATTESA ET-S), que seria um dos destaques do dominador Nissan GT-R R32.

Depois de toda a pesquisa e desenvolvimento feita, o Porsche 959 da Nissan acabou por ser vendido discretamente a um dos engenheiros que esteve envolvido no projeto, sendo que este nunca chegou a ser registado no Japão. Por isso mesmo, o odómetro ainda nem sequer tinha chegado aos 1400 km.

Viagem no tempo

Depois de ter estado «desaparecida» cerca de 30 anos, esta unidade do Porsche 959 emergiu novamente em 2019, quando foi entregue aos cuidados da Canepa, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.

A Canepa não só efetuou um restauro a este 959 como elevou a sua especificação à do 959 SC, desenvolvida pela empresa. Foi um processo que demorou cerca de quatro anos (2019-2023) e 4000 horas de trabalho, o que se traduz num custo próximo de um milhão de dólares (cerca de 928 mil euros).

No processo, o Porsche 959 com o chassis #022 viu o tom original da carroçaria em cinzento ser substituído por um Oak Green, também original deste modelo. As jantes de 18″ foram pintadas em cinzento gun-metal e o habitáculo foi totalmente «refeito» em tons de castanho Tobacco.

O bloco de seis cilindros opostos com 2,8 l de capacidade tinha, originalmente, cerca de 450 cv. Muito pouco, segundo os exigentes padrões da Canepa.

Este Porsche 959 soma agora mais de 800 cv de potência e quase 900 Nm de binário (!). Entre as modificações efetuadas estão novos componentes em titânio, novos turbocompressores e um novo sistema de escape completo, também em titânio.

Porsche 959 motor
© Broad Arrow Auctions

A caixa de velocidades manual de seis relações — sem esquecer a misteriosa mudança “todo o terreno” — foi totalmente reconstruída e melhorada. Agora, o Porsche 959 “SC” consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2,5s e superar os 370 km/h de velocidade máxima.

Porsche 959 SC disponível para venda

Caso seja um colecionador de automóveis com alguns milhões de euros «à solta» na conta, este é o momento perfeito para lhe dizermos que esta unidade do Porsche 959 será vendida em leilão já nos dois primeiros dias de março.

O Amelia Auction 2024 será realizado, como sempre, nos relvados do Ritz-Carlton de Amelia Island, na Flórida, sendo organizado pela Broad Arrow Auctions.

Este Porsche 959 SC “Reimagined by Canepa” será o Lote 220 e o preço estimado de venda está entre os 3,0 milhões de euros e os 3,5 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Porsche a receber um motor V10?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los