Notícias Tesla lidera vendas de elétricos mas BYD ameaça liderança

Mercado

Tesla lidera vendas de elétricos mas BYD ameaça liderança

A BYD está a ameaçar o «reinado» da Tesla e no último trimestre de 2023 foi mesmo a marca que mais automóveis elétricos vendeu no mundo.

Tesla Model 3 2024
© Pedro Contreiras / Razão Automóvel

Nos últimos três meses do ano, a Tesla conseguiu um bom incremento de vendas, graças, essencialmente, à comercialização do renovado Model 3 e das primeiras unidades entregues da Cybertruck.

Apesar disto, há um outro construtor que acaba de desafiar a marca americana para uma batalha muito intensa em 2024. Segundo os dados revelados pela BYD, no último trimestre de 2023 a marca chinesa comercializou 526 409 automóveis 100% elétricos, contra os 484 507 exemplares vendidos pela Tesla no mesmo período.

Por outras palavras, no último trimestre de 2023, a BYD ultrapassou a Tesla e foi a marca que mais automóveis elétricos vendeu no mundo.

Tesla Model Y frente
© Tesla

No total do ano a Tesla continua à frente

Apesar da boa performance da BYD no último trimestre do ano, quando olhamos para os números totais de 2023, percebemos que a Tesla continua a liderar as vendas de automóveis elétricos. Ao todo, a marca sediada no Texas entregou 1 808 581 de automóveis novos a clientes, de um total de 1 845 985 unidades produzidas.

Já a BYD, no mesmo período temporal, vendeu «apenas» 1,6 milhões de automóveis elétricos, ainda que no total das contas do ano a fabricante chinesa tenha ficado acima da fasquia das três milhões de unidades comercializadas, isto se juntarmos à equação os 1,4 milhões de híbridos plug-in vendidos.

Com estes valores, a «batalha» de vendas entre a BYD e a Tesla em 2024 promete ser bastante intensa, sendo que os números apresentados pelo construtor chinês prometem dar muito que falar nos próximos tempos. Tal como as previsões de Elon Musk para a Tesla.

Os modelos em destaque

No comunicado mais recente da Tesla é muito claro que os seus modelos mais comercializados são os Model 3 e Model Y, com mais de 1,7 milhões de unidades. Todos os outros Tesla somados não chegam sequer à fasquia das 70 mil unidades entregues a clientes.

Já no que diz respeito à BYD, apenas 8% do seu total de vendas é efetuado fora da China, em mercados como o Europeu, por exemplo, onde será construída a primeira fábrica deste construtor fora do seu país de origem.

BYD Atto 3 perfil
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Entre os modelos da marca chinesa com mais unidades comercializadas está o pequeno Seagull, um citadino que ainda não chegou a este lado do globo. Além deste, no entanto, estão modelos que já nos são mais familiares, tais como o Atto 3, o Dolphin e o Seal.