Notícias Paz à sua alma. Foi construído o último Audi TT

Produção

Paz à sua alma. Foi construído o último Audi TT

Um quarto de século depois de termos conhecido o primeiro Audi TT, chega o momento de vermos a última unidade abandonar a linha de montagem.

último Audi TT
© Audi

Num momento solene, com direito a coroa de flores sobre o capô, e com a presença de alguns dos seus antecessores, o último Audi TT (de Tourist Trophy) acaba de sair da linha de montagem.

A informação e a imagem do momento foram divulgadas na página de Instagram da Audi alemã, assinalando este marco histórico na carreira deste modelo icónico.

Ao longo de quase 26 anos, desde fevereiro de 1998, a fábrica de Györ, na Hungria, foi responsável pela produção de 662 762 unidades do Audi TT. Entre elas, estão três gerações deste modelo, com dois formatos de carroçaria (Coupé e Roadster) e diversas versões.

Foto oficial com a última unidade produzida do Audi TT

Entre os modelos que receberam o último Audi TT à saída da linha de montagem estava, por exemplo, o Audi TT Coupé Showcar original, que surpreendeu tudo e todos no Salão de Frankfurt de 1995, antecipando o TT de produção quase três anos depois.

Num mundo automóvel que tem sido preenchido com a chegada de novos SUV e automóveis elétricos e eletrificados, o Audi TT mantinha-se como uma alternativa mais especial e analógica para quem mais aprecia os momentos de condução.

A última unidade produzida é um Audi TTS Coupé equipado com o motor 2.0 TFSI, a versão que se encontra no meio da oferta. Soma 320 cv de potência e 400 Nm de binário e inclui o sistema de tração integral permanente quattro, que é outro dos ícones da marca dos quatro anéis.

O que se segue?

Apesar de tudo isto, a história do Audi TT é uma das que está longe de acabar, dada a popularidade deste modelo. No entanto, agora, com a grande diferença de já não saírem mais novas unidades da linha de produção, o que, no fundo, ainda o torna mais especial.

A fábrica do Grupo Volkswagen, além de já estar responsável pela produção dos Audi Q3 e Q3 Sportback, vai agora preparar-se para o início da produção do CUPRA Terramar, o último da marca a incluir um motor de combustão.

Sabe esta resposta?
O Audi TT foi um dos automóveis escolhidos como Carro do Ano em Portugal. Em que ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal