Notícias Velhos são os trapos. Peugeot 405 continua a ser produzido

Insólito

Velhos são os trapos. Peugeot 405 continua a ser produzido

O Peugeot 405 deixou de ser vendido na Europa em 1997, mas não foi o fim do modelo. O 405 ainda é produzido e está «bem e recomenda-se».

Peugeot 405 Pars, frente 3/4
© IKCO

Desde que o Peugeot 405 deixou de ser vendido na Europa, há 26 anos, já assistimos à chegada do 406, 407 e duas gerações do 508.

Contudo, o 405 promete «sobreviver» a eles todos, pois continua a ser produzido em quatro fábricas em tantos outros países e não parece que vá parar brevemente.

Tal longevidade deve-se (sobretudo) à Iran Khodro, um construtor de automóveis iraniano que produz mais de um milhão de veículos por ano. Além de continuar a vender modelos com o símbolo da Peugeot, como o 405, tem a sua própria marca: IKCO.

Peugeot 405 PARS, traseira 3/4
© IKCO

Começou a produzir o Peugeot 405 em 1990, no Irão, graças a um acordo firmado com o então Groupe PSA, e continua até hoje. Devido às tensões geopolíticas na região, houve alturas que a produção teve de ser suspensa, mas a Iran Khodro estabeleceu acordos para produzir o 405 noutros países: Egito, Iraque e, mais recentemente, Azerbaijão (em 2019).

Derivações

Também acabou por receber vários nomes ao longo do tempo: Peugeot Persia e Pars (Irão), Safir e 406 Khazar (Azerbaijão). A Iran Khodro não se ficou por aqui: da base do 405 já nasceram outros modelos. Atualmente são produzidos os IKCO Dena e Soren, duas berlinas com imagem própria.

Talvez a derivação mais curiosa do Peugeot 405 seja o IKCO Arisun 2. Trata-se de uma pick-up ligeira onde do pilar B para a frente é facilmente reconhecível como um 405 e daí para trás é uma pick-up. A fazer lembrar a Ford P100 de fabrico português, derivada do Sierra.

Motores são «velhos conhecidos» da Peugeot

A animar o 405, perdão, o Peugeot Pars, temos o «velho conhecido» quatro cilindros em linha a gasolina com 1,8 l da Peugeot (XU7) com 100 cv (apenas oito válvulas). Não falta sequer uma versão bi-fuel — gasolina e CNG (gás natural) —, que se fica pelos 83 cv.

O Pars está ainda disponível com um quatro cilindros a gasolina com 1,6 l, também de origem Peugeot (TU5), com 105 cv (mas já com 16 válvulas). Este motor pode também ser associado a uma caixa automática ao invés da manual de cinco relações que serve as outras opções.

Ecrã tátil? Não tem

A oferta de equipamento inclui airbags dianteiros para condutor e passageiro, ABS, vidros elétricos e ar condicionado automático. Tem ainda direção assistida e… uma alavanca interna para abrir a bagageira.

Interior do Peugeot PARS
Interior pode ser antigo, mas apresentação está cuidada

Infoentretenimento acessível via um ecrã tátil gigante? Não tem. Por outro lado temos um leitor de CD e um sistema áudio com Bluetooth.

Tem havido alguma controvérsia à volta do Pars e derivados devido à sua (óbvia) falta de segurança à luz dos padrões de hoje. Afinal o projeto original é da década de 80 e são muitos os países que têm tentado impor padrões de segurança mais elevados.

Quanto tempo mais poderá o Peugeot 405 sobreviver?