Notícias Rimac vai fazer parte dos futuros elétricos da BMW. Saiba como

Indústria

Rimac vai fazer parte dos futuros elétricos da BMW. Saiba como

A Rimac Technology estabeleceu uma parceria com o Grupo BMW que visa fornecer baterias para os futuros elétricos do grupo alemão.

BMW Vision Neue Klasse X perfil
© BMW

Em pouco mais de 10 anos, Mate Rimac, fundador da empresa homónima, tornou-se numa figura incontornável da indústria automóvel, principalmente quando o assunto é tecnologia elétrica.

Agora a Rimac Technologies — uma das empresas do Rimac Group —, acaba de dar um passo naquele que promete ser “o maior e mais ambicioso projeto” da empresa: desenvolver e fornecer sistemas avançados de baterias para o Grupo BMW.

BMW Vision Neue Klasse X frente
© BMW Os protótipos Vision Neue Klasse X e Vision Neue Klasse da BMW.

Ainda pouco se sabe sobre esta parceria, com mais pormenores a serem divulgados futuramente. Contudo, sabe-se que a BMW está prestes a lançar uma nova geração de elétricos a partir de 2025, antecipados pelos protótipos Vision Neue Klasse e Vision Neue Klasse X.

Estes irão recorrer a uma nova geração de baterias que abandonam o formato prismático e adotarão o formato cilíndrico, prometendo maior densidade energética, velocidade de carga e menos peso. Serão uma parte crucial para o anunciado aumento de autonomia em 30% desta nova geração de elétricos Neue Klasse.

“Esta parceria marca um momento crucial no crescimento da Rimac Technology. É um sinal claro da transição da Rimac: passou de um fornecedor de nicho de alto desempenho para uma capacidade de produção de grande volume.”

Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac

Para lidar com os volumes elevados de produção, a empresa vai estabelecer novas linhas de produção de baterias no Rimac Campus, perto de Zangreb, na Croácia.

fábrica rimac technology
© Rimac Rimac Campus.

Com esta parceria o Grupo espera “aprimorar ainda mais a sua posição de liderança no setor de mobilidade elétrica premium.”

A empresa que começou com Mate Rimac a transformar, na sua garagem, um BMW Série 3 (E30) num elétrico de alta performance, como que inicia agora um novo ciclo graças também ao construtor alemão.

BMW não é a primeira

A BMW não é o primeiro construtor a «criar laços» com a empresa de Mate Rimac. Já a Hyundai e a Porsche o tinham feito, tendo até adquirido participações no Rimac Group — 11% e 22%, respetivamente. Também a Koenigsegg é um dos clientes da Rimac, tendo os croatas desenvolvido os sistemas híbridos dos hipercarros suecos.

Leia também: Próximo Rimac não será um hiperdesportivo mas será autónomo e partilhado

Claro que é impossível esquecer a joint venture entre a Porsche e a Rimac, que deu origem à Bugatti Rimac, dando a Mate Rimac o controlo da Bugatti.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece